Instalações

Os estudantes inscritos beneficiam do acesso livre às oficinas de gravura, apetrechadas com equipamentos e instrumentos para a prática da serigrafia, calcografia, litografia e técnicas de relevo.  No mesmo espaço distribuído entre duas salas, existe área de arquivo e áreas de estúdio  com apoio técnico permanente. A FBAUP disponibiliza ainda o acesso a outras oficinas e apoio técnico nas áreas da fotografia, cerâmica e vidro, vídeo, informática, metais e madeira, que permitem apoiar e complementar execução de tarefas necessárias aos projetos em curso.

Cultura oficinal

A cultura de investigação da área oficinal em que assenta o programa de pós-graduação fundamenta-se num reconhecimento tecnológico e sua continua expansão. Investiga-se a gravura implicando as suas estratégias, os seus objectivos, os seus instrumentos, e conhecendo o seu património. Assim, o programa propõe o reconhecimento do espaço de atuação da gravura segundo o eixo de progressão  recriação, verificação e desenvolvimento. De acordo com o mesmo, no primeiro semestre as unidades curriculares insistem em metodologias interdisciplinares, introdução oficinal aos  vários processos fundamentais e exercícios de recriação de etapas, materiais e processos aplicados a projetos de curta duração. As unidades curriculares introduzem o espaço oficinal da gravura e o contacto direto com exemplares de coleções de gravura,  as sessões de trabalho organizadas em estruturas exteriores ao espaço académico, da empresa de encadernação às oficinas de edição, propondo a cada estudante o reconhecimento do que cada espaço pode produzir e como contribuir na definição do seu projeto individual. O segundo semestre encontra-se focado na validação e apropriação individual dos processos e práticas mais adequados a cada estudante, a experimentação sobre processos situados no cruzamento com outras disciplinas, o reconhecimento dos contextos profissionais e o desenvolvimento de projetos teórico-práticos segundo o interesse de investigação do estudante. 

Como programa centrado na gravura, propõe-se como uma formação avançada e parte de uma identidade tecnológica aberta à transmedialidade e novas tecnologias. O programa permite pois desenvolver propostas individuais, em toda a diversidade contemporânea das suas formas, meios de expressão e propósitos. O programa ajuda a identificar novos cenários, o acesso aos meios,  o tempo para reconhecer os processos e práticas oficinais praticados em contextos artísticos, industriais, artesanais, museológicos e a possibilidade de validar as muitas aplicações e hipóteses de cruzamento e expansão.

prensa litográfica

prensa hidráulica de relevo

chapa quente de grande formato