Notícias
Provas de agregação Professora Doutora Maria Graciela Cabral Machado
Informa-se que nos dias 23 e 24 de maio de 2024, pelas 15h00, terão lugar na Aula Magna da FBAUP, as Provas Públicas com vista à obtenção do título de agregado requeridas por Maria Graciela Cabral Machado.
23 de maio de 2024 | 15h00 | Apreciação fundamentada do Currículo e Relatório;
24 de maio de 2024 | 15h00 | Discussão da lição intitulada ‘Papel-pedra e a invisibilidade da gravura’.
Júri:
Presidente: Professor Doutor José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca, Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Vogais:
Professor Doutor Lino Manuel Cabezas Gelabert, Professor Catedrático Aposentado da Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, Espanha;
Professora Doutora Ana Leonor Magalhães Madeira Rodrigues, Professora Catedrática da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa;
Professor Doutor Francisco Tiago Antunes de Paiva, Professor Catedrático do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior;
Professor Doutor Eduardo Alberto Vieira de Meireles Côrte-Real, Professor Catedrático do IADE da Universidade Europeia;
Professor Doutor Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida, Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Workshop Print Preview XI
'Serigrafia Fotomecânica'
Dias 9 e 10 de Maio 2024
Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP
Formadora: Catarina Marques da Cruz
Organização: Pure Print
Fotografias tiradas por Catarina Marques da Cruz (técnica de Gravura da FBAUP) e Nicola Bracci (estagiário das Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP)
Programação Paralela: 'Temos histórias para contar - obras da coleção'
Pavilhão de Exposições da FBAUP
[no âmbito da exposição patente até 27 de abril de 2024]
13 de março de 2024, 17h00
Ferramentas para o ensino das belas-artes na Academia de Bellas-Artes, [Temos histórias para contar] José Varejão e Graciela Machado, acompanhados por Lúcia Almeida Matos, demonstram com recurso às obras em exposição no Pavilhão de Exposições, complementadas com outras gravuras da colecção, a sua utilidade pedagógica no ensino artístico em Portugal.
+INFO sobre a exposição Temos histórias para contar - obras da coleção
Fotografias tiradas por Rita Torres (LAP FBAUP)
Workshops Pulping it:
making paper and etching
at Atelier Nomade
28 February/6 March, 2024
-- PROGRAMME --
Location: Rua Visconde de Setúbal, 70, tent (in the backyard)
[1] Pulping it: making paper at Atelier Nomade
Introduction to workshop and the tools used. Cutting fabrics and ripping paper. Blending and making the vat based on the colours. Demonstration and explanation of pulling sheets. Couching and ways to dry. Tests by students.Independent papermaking, with assistance by facilitators.
Coordination: Graciela Machado
Technical support: Catarina Marques da Cruz
Papermaking workshop facilitators: Kärt Heinvere and Raahel Rüütel
[2] In situ Etching: making prints at Atelier Nomade
Lecturing: Graciela Machado
Technical support: Catarina Marques da Cruz
Fotografias tiradas por Catarina Marques da Cruz (técnica de Gravura da FBAUP) e Nicola Bracci (estagiário das Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP)
Vídeo realizado pela TV UP
Slideshow realizado por Diana Brito (MAP FBAUP)
Atelier NOMADE:
in situ litography
29 jan- 2 fev
(Exposição NOMADE
2 fev, 16h)
"Atelier Nomade: in situ lithography" reúne saber tecnológico, científico e artístico, em contexto laboratorial. Parte da ideia de fixação temporária num lugar assumidamente precário, como base de operações, para explorar a prática da litografia, contrapondo-a com saberes partilhados por especialistas de outros domínios e áreas do saber, como a ilustração, a geologia ou a geografia urbana. Trata-se de trazer um olhar contemporâneo sobre uma prática centenária de impressão química, isto é, a litografia, que passa pela recuperação de processos históricos e pela sua transposição para novos suportes - adotando como matéria primeira de pesquisa e de ação a seleção de documentos/objetos preservados em Arquivos. E como se trata de uma abordagem reativa, aqui se procura ampliar o sentido das experiências a proporcionar aos seus participantes, associando ao processo os contextos urbanos em que estes foram produzidos. O mesmo é dizer que se procura identificar e integrar, no decurso do processo de trabalho, os sedimentos impressos pelo tempo e pela forma que os materiais selecionados transportam consigo, a sua relação com a cidade de ontem e de hoje. Este primeiro atelier 'nómada', organizado no contexto de uma residência artística de Graciela Machado (i2ADS / FBAUP / FIMS) na FIMS, vai decorrer nos armazéns do edifício da Fundação Marques da Silva situado na rua Visconde de Setúbal, no Porto, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro 2024. Enquanto atividade inserida no programa europeu de pesquisa e inovação pedagógica, Arts and Crafts Aujourd´hui, conta com a participação de alunos, professores e investigadores de uma rede alargada de instituições e grupos de interesse: Faculdade de Belas-Artes do Porto, i2ADS, Pure Print Archeology, Académie Royale des Beaux Arts de Bruxelles e École Supérieur d´Art et Design de Saint-Étienne. Como especialistas convidados, estarão presentes José Brandão (HTC / NOVA/ FCSH), Gonçalo Furtado (CIEBA/FAUP) e João Garcia (FLUP). O programa, para além dos momentos oficinais e ações reparativas, inclui visitas à Faculdade de Belas Artes da U.Porto, à Biblioteca Pública e Municipal do Porto, e à sede da Fundação Marques da Silva, assim como incursões pela cidade. Os resultados das pesquisas em curso sobre a litografia serão publicamente apresentados na Exposição 'NOMADE' a decorrer no último dia deste Atelier, 2 de fevereiro, a partir das 16h, altura em que as portas do armazém da Rua Visconde de Setúbal irão abrir-se ao público em geral, num convite aberto a todos para descoberta do espaço e observação dos registos que têm vindo a ser produzidos no âmbito desta linha de investigação.
Sobre o programa do Atelier Nomade by Pure Print Archeology:
https://www.researchcatalogue.
Sobre a rede europeia de investigação: Arts and Crafts Aujourd'hui
https://www.citedudesign.com/
Pure Print Archeology:
Fotografias tiradas por Diana Brito (MAP FBAUP)
Fotografias tiradas por Telma Dias (FIMS)
OPEN CLASS | Printmaking with Sigurður Atli Sigurðsson
Artist books in Iceland: emulation through collaborative practices
16 de Maio de 2023 às 14h30
Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP
Visual artist Sigurður Atli Sigurðsson discusses the development of collaboration through artists books in Iceland from its origins with Swiss artist Dieter Roth and artist group SÚM to his involvement with the medium through Print & Friends and his research project with master students of the IUA. He will showcase a selection of artist books related to the topic along with recently published Dunce magazine, an artist-run publication on performance art and choreography.
Sigurður Atli Sigurðsson is an Icelandic visual artist who employs drawing, photography and language through the medium of printmaking and print media. His works deal with the transcription of social and behavioural systems and patterns to provide an angle for an alternative reading. The act of reading is ever-present in Sigurður's work, which connects to his ongoing involvement with artist's books and publishing. Sigurður is the co-founder of Print & Friends, gallery director of Y gallery in a disused gas station and director of workshops at the Iceland University of the Arts.
Sigurður Atli Sigurðsson will bring a small selection of artist books to be displayed at the printmaking studio.
This event is organised within Pure Print Archeology group of interest.
Exposição | ESCOMBREIRAS
11 de Maio de 2023 às 18h00
Integrada no Projeto SHS
>Com Carla Cruz, Cláudia Lopes, Domingos Loureiro, Graciela Machado, Miguel Leal, Susana Soares Pinto
>Inaugura quinta-feira, dia 11 de maio 2023| às 18h00
> Local: Laboratório Ferreira da Silva,
Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (à Cordoaria)
A exposição, que fica patente de 11 de maio a 11 de junho de 2023, pode ser visitada de terça a domingo até 11 de junho 2023, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00.
Enquanto exposição final do projeto são apresentados os resultados das cinco residências de investigação artística: Susana Soares Pinto focou- se na antiga zona mineira do Pejão (Castelo de Paiva) nas imediações do Cavalete do Fojo onde, junto com a comunidade e ao longo de dois anos, fizeram uma intervenção experimental de remediação; Carla Cruz, Cláudia Lopes e Miguel Leal trabalharam sobretudo em volta do território do Geoparque de Arouca tendo como premissa olhar os resíduos resultantes das atividades mineiras, sejam estes arquitetónicos,ou os resíduos politico-poéticos deixados na paisagem e nos corpos, na memória das gentes e da terra; Graciela Machado partiu das Minas de Regoufe / Complexo mineiro da Poça da Cadela para um trânsito entre espaços mineiros, da ciência e eidos de família situados nas margens da Europa, e Domingos Loureiro, perseguiu a ocupação mineira, sobretudo do volfrâmio, no Parque das Serras do Porto, e desenvolveu uma intervenção artística propondo a valorização do simbólico como ação de recuperação do território e da paisagem
Org.: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Exposição "in situ - ex situ" + lançamento das publicações "Modos de Editar: Arquivo em Aberto" e "Gravura Fotomecânica: Do Pré-fotográfico ao Digital na Gravura em Oco Sobre Metal"
Seminário "Modos de editar 6: in situ - ex situ" + apresentação de fotogravuras por Jan Petterson
Primeiro seminário de investigação PPA com visita à Fundação Marques da Silva + workshop com Jorgen Loot + demonstração de impressão de uma fotogravura por Jan Petterson
Modos de editar: in situ-ex situ
Seminário, demonstração, exposição, lançamento de livros
1º Encontro de investigação do 𝘗𝘶𝘳𝘦 𝘗𝘳𝘪𝘯𝘵 𝘈𝘳𝘤𝘩𝘦𝘰𝘭𝘰𝘨𝘺
18 a 29 de Abril de 2023
Nesta edição, o Modos de Editar está inserido na programação do 1º encontro de investigação do Pure Print Archeology. Durante esta semana iremos refletir, testar práticas e apresentar projetos de investigação académica e artística que exploram processos fotomecânicos e inovadores na área da impressão. É neste contexto que o Modos de Editar, enquanto seminário aberto à comunidade fora e dentro da FBAUP, dará o seu contributo.
Ao longo das 5 edições, como podemos verificar no livro Modos de Editar: Arquivo Aberto a lançar nesta edição, tentámos explorar as diferentes sinergias e contextos na imagem impressa. Mais uma vez o desígnio se mantém focalizando-se na produção contemporânea e na história alargada dos processos de edição e reprodução fotomecânicos. Interessou-nos olhar para a prática desenvolvida na FBAUP in situ e assim, deslocar o trabalho e investigação realizada para outros espaços de produção. Daqui, sujeitar o olhar às camadas de informação vindas de fora, impregnadas em artefactos ex situ para potenciar um exercício de ressignificação que nos permite ampliar a interpretação do que fazemos e encontrar intersecções com outros contextos e comunidades.
É com base nesta errância da produção e do diálogo entre dentro e fora que as intervenções do seminário se orientam. Num primeiro momento com Ruth Pelzner Montada (ECA) e uma abordagem à gravura em contexto alargado, seguida de Maria Estela Jardim (FCUL) através da análise da sua experiência de coleções de fotografia e gravura em contexto científico português e por fim, Jan Pettersson (KHIO) irá intervir para mostrar os seus 25 anos dedicados a estudar a fotogravura e a heliogravura entre outros processos em contexto contemporâneo, e a pesquisa histórica em torno de arquivos/instituições e entrevistas. O seminário termina com a sua demonstração de impressão de matriz.
Website do evento:
Exposição | Memórias de Pó
18 de Fevereiro de 2023, pelas 18h30
Museu Municipal de Valongo
A exposição "Memórias do Pó" inaugura no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 18h30, no Museu Municipal de Valongo e estará patente até 30 de abril de 2023.
Esta exposição surge na sequência dos estudos desenvolvidos por um grupo de doutorandos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto que, no âmbito da II Bienal de Ardósia de Valongo, encontrou novas possibilidades de uso da lousa, este nobre material tão característico de Valongo.
Placas litográficas para impressão, papéis texturados, crayons para desenhar, foram algumas das muitas utilizações encontradas e que nos permitem partir em busca de um novo desafio: conhecer o território, valorizá-lo, dá-lo a conhecer a quem quiser voltar a experimentar a sensação dos habitantes das cavernas ao usar os materiais que a Natureza coloca à disposição e pintar... usando as mãos!
Numa aventura a não perder, com memórias individuais, coletivas ... em pó e ecológicas!
Exposição | "Muhuversum"
Janeiro de 2023
ARS Art Campus, Estónia
(oficina de Verão "Muhu Print")
Exposição | In situ: artefactos 2021/2022
de 11 a 28 de outubro 2022
As Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP abrem as portas para mostrar algumas das ferramentas e trabalhos desenvolvidos em contexto curricular e de investigação. No espaço natural ou posição original em que são apresentados os livros das oficinas e os projetos gráficos desenvolvidos pelos estudantes das licenciaturas em Artes Plásticas e Design de Comunicação surgem as primeiras etapas de investigação de estudantes de mestrado e doutoramento, a par dos estudos tecnológicos em curso no âmbito de projetos de investigação, como o Ground Lab e o SHS - Soil Health Surroundings Former Mining Areas (NORTE-01-0145-FEDER-000056).
Curadoria: Graciela Machado e Paula Almozara
Abertura com visita comentada pelas curadoras, dia 11 de outubro de 2022 às 17h00.
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Exposição | In situ: artefactos 2021/2022
de 11 a 28 de outubro 2022
10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00
Oficinas de Técnicas de Impressão, FBAUP
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BIO
Graciela Machado é professora associada da FBAUP e membro integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), sediado na FBAUP.
Paula Almozara é professora da PUC Campinas Brasil e bolseira de pós-doutoramento no i2ADS, com bolsa FAPESP (2021/13582-4).
António Silva (DAP - FBAUP)
David Lopes (DAP- FBAUP)
Graciela Machado (FBAUP/i2ADS)
Marta Belkot (DAP- FBAUP)
Rafaela Lima (MAP- FBAUP)
VISITAR WEBSITE: https://cfpr.uwe.ac.uk/impactconference12/
SPEAKERS: https://cfpr.uwe.ac.uk/impactconference12/speakers/
ACADEMIC PAPER SESSIONS: https://cfpr.uwe.ac.uk/impactconference12/impact12academicsessions/
BIOGRAPHIES: https://cfpr.uwe.ac.uk/impactconference12/impactspeakerbios/
ARTIGOS:
Belkot , M. ., da Silva, A., Lima, R., & Machado, G. (2023). Towards Archaeological Printmaking. IMPACT Printmaking Journal, (1), 24.
https://doi.org/10.54632/22.7.IMPJ12
https://impact-journal-cfpr.uwe.ac.uk/index.php/impact/article/view/104/87
Lopes , D., & Machado, G. (2023). The use of 19th - century Cartography Printing Processes in Contemporary Printmaking. IMPACT Printmaking Journal, (1), 24.
https://doi.org/10.54632/22.7.IMPJ2
https://impact-journal-cfpr.uwe.ac.uk/index.php/impact/article/view/84/70
Exposição "Eido / Ma läksin" por Graciela Machado
+ 2 workshops “Autography, papyrography: paper after all” and “Autography, papyrography: second chance”
TYPA Letterpress and Paper Art Centre, Estónia, Agosto/Setembro 2022
The workshops aim to lay the foundation of knowledge within the printmaking medium for using both the first reproductive techniques based on paper transfer (lithography) up to papyrography and its move to identify local resources that may be used in each participant’s practice as a part of the image-making process. The workshops are also designed to introduce print archeology as a key strategy to think drawing and printmaking practices.
Participants will learn how to prepare papers and to convert a paper into a print surface or a matrix. These workshop are a starting point for growth and exploration on autographic printmaking and an introduction to printing in lithography in situ.
Where: TYPA centre When: August 20 at 12-4PM
Participation is free!
These workshop are supported by SHS – Soil health surrounding former mining areas: characterization, risk analysis, and intervention” and Erasmus+
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BIO
Graciela Machado é professora associada da FBAUP e membro integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), sediado na FBAUP.
CONTRAFACTUM: matéria, forma, conteúdo
28 junho - 17 setembro 2022
Fundação Marques da Silva
Na terça, dia 28 junho 2022, inaugurou, na Fundação Marques da Silva 'Contrafactum: matéria, forma, conteúdo', um projeto expositivo assinado e coordenado por Graciela Machado, membro do Conselho Diretivo da Fundação Marques da Silva e Professora do Departamento de Desenho da FBAUP.
A pretexto da observação de uma maqueta pertencente ao acervo da Fundação Marques da Silva e do jogo dinâmico que esta pode estabelecer com o seu lugar de pertença, há um espaço do Palacete Lopes Martins que se vai transformar num palco de mediações encenadas.
Falamos da maquete 'Aquila', de 1935, realizada no contexto do Plano de Urbanização das Termas do Gerês, cuja autoria pertence a José Porto (Engenheiros Reunidos). Anos mais tarde, terá sido enviada ao casal David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva, a propósito da elaboração do Anteprojeto de Urbanização do Gerês, que estes arquitetos iniciaram em 1944 e continuaram a desenvolver até 1951. Silenciou-se quando deixou de ser instrumento de trabalho e objeto de comunicação, tendo ficado suspensa num tempo ao qual a exposição Contrafactum vem agora resgatar.
Com esta abordagem de carácter expositivo assume-se uma nova lógica de observação do objeto/documento, assente na procura de indícios sobre os discursos que este pode convocar e num olhar retrospetivo de onde emerge a importância da matéria que lhe dá corpo: o gesso. Pratica-se um exercício de 'contrafactum' onde se perseguem processos e novos contextos de aplicação: como se faz, como se ensina a fazer, como se podem atribuir novos significados e definir novas áreas de aplicação. Entre matéria, forma e conteúdo (técnico e simbólico), a maqueta vai adquirindo um outro protagonismo e passa a ser trabalhada como ponto de partida para duas linhas de ações: o restauro e a cópia. A proposta de Contrafactum é esta, colocar estas duas metodologias de leitura do objeto em diálogo para sustentar a construção de uma encenação que lhe projeta novos sentidos.
Na maquete 'Aquila' temos imagem e representação, a modelação de uma paisagem convertida em objeto onde se fundem várias aproximações de natureza gráfica (plantas, fotografias, desenhos modelados e materializados por um maquetista). Trata-se de um processo de transferência de conhecimento que, por não ser imediatamente visível a quem a observa, é colocado em contraposição a uma réplica que é mais do que uma simples cópia, é uma reinterpretação das várias etapas que estão na base da criação da maquete que lhe serve de modelo. E assim, em Contrafactum, original e reprodução vão encontrar-se lado a lado, enquadrados por dois vídeos que documentam, por sua vez, o processo de restauro e o processo de replicação da maquete. Um nasce da necessidade de preservação de um património que lhe pertence, a Fundação Marques da Silva, o outro, produzido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é movido pela vontade de valorizar um saber fazer a partir da matéria. Dois objetos, dois vídeos, quatro presenças que se conjugam para proporcionar uma experiência que vai para além do espaço, do que é factual e aparentemente documental.
A construção da réplica da maqueta foi realizada por Rui Ferro, Professor do Departamento de Artes Plásticas da FBAUP e Alcides Rodrigues, Técnico Superior do Serviço Técnico e Oficinal de Modelação e Moldagem da mesma faculdade. A empresa 20|21 foi responsável pelo restauro da maqueta original. Luís Sobreiro assegurou a produção do vídeo relativo a esta intervenção e Patrícia Almeida, Técnica Superior do Serviço Técnico e Oficinal de Audiovisual da faculdade, o vídeo que regista a intervenção feita na FBAUP.
Contrafactum é a resposta da Fundação Marques da Silva a um desafio lançado pelo Centro Português das Fundações. Produzido em parceria com a FBAUP, assinala a participação desta Fundação no Projeto 17 - Geografias, Património Cultural das Fundações Portuguesas.
Com entrada livre, a exposição estará patente até ao dia 17 de setembro de 2022.
Drawing or Print? Constructing New Grounds
for Artistic Research
Prof. Graciela Machado (Faculty of Arts, University of Porto, Integrated researcher at i2ADS/FBAUP)
20 - 24 June, 2022 / Visual Arts@SU
ARTIST TALK | 15h00 - 16h00 | Mon 20 June, 2022
Main Lecture Theatre, Visual Arts Building
EXHIBITION | 09h00 - 16h00 Wed 22 June - Fri 24 June, 2022
Fine Arts seminar room, Visual Arts building WORKSHOPS | 09h00 - 16h00* Thurs 23 June & Fri 24 June, 2022
Technological archaeology: Exploring in-situ lithographic printmaking
*exact times TBC but these are whole-day sessions
THE WORKSHOP aims to lay the foundation of knowledge within the printmaking medium for using both the first reproductive techniques based on paper transfer (lithography) and its move to identify local resources that may be used in each participant's practice as a part of the image-making process. The workshop is also designed to introduce a rich historical background to the basics of Printmaking using handmade matrixes. Participants will learn how to prepare papers using local resources and to convert a paper into a print surface. This workshop is a starting point for growth and exploration on autographic printmaking and an introduction to printing in lithography in situ.
It is proudly hosted by Visual Arts and the International Office, Stellenbosch University and it is supported by Mobile UP and Erasmus+.
LITHOGRAPHY IN SITU: stone paper with
Graciela Machado
Esta atividade tem por contexto a apresentação de tópicos de investigação desenvolvidos por Graciela Machado, no âmbito da residência artística integrada no SHS.
GRAVURA COM... / 𝑷𝒓𝒊𝒏𝒕𝒎𝒂𝒌𝒊𝒏𝒈 𝒘𝒊𝒕𝒉...
Jacek Szewczyk e
Christopher Nowicki
Workshops + Tutorias +
Aula aberta
Em GRAVURA COM… / Printmaking with... e no âmbito do projeto GroundLab / i2ADS, Graciela Machado propõe uma ronda de workshops e tutorias destinados a permitir uma introdução ao universo oficinal de alguns gravadores convidados.No primeiro workshop Printmaking with Jacek Szewczyk, desenvolve-se um exercício de reflexão sobre a expressão in situ. Partindo de estratégias de impressão direta, na relação com uma arqueologia do lugar "oficina", pelo levantamento e identificação de materiais que habitualmente a ocupam, Jacek Szewczyk, irá partilhar as etapas, os procedimentos, os materiais e as ideias que estão mais presentes no seu estúdio na Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts and Design. Do seu estúdio na Polónia, às oficinas de técnicas de impressão na FBAUP, Jacek Szewczyk, desenvolve-se um trilho tecnológico caracterizado pela agilidade e carácter provocatórios, onde o uso de dispositivos mecânicos e elementos recolhidos nos acervos das oficinas, o tirar de provas e a sua reelaboração pelo desenho, propõem uma resposta atenta ao lugar que ocupamos.No segundo workshop, Printmaking with Christopher Nowicki, distanciamo-nos da agilidade das monotipias introduzidas no arranque da semana, para acompanhar a complexidade fetichista da técnica de mezzotinta. Sem pretender sugerir que o seu tempo de execução possa ser breve e ocorrer no espaço temporal de um workshop, e bem pelo contrário, Christopher Nowicki irá trabalhar no limite do que se pode apresentar sobre uma técnica de natureza intrigante, determinada por difíceis e exigentes coreografias do fazer partilhadas nos seus aspetos mais significantes.
Coordenação e curadoria do programa Printmaking with: Graciela Machado
GRAVURA COM / Printmaking with Jacek Szewczyk
Workshop destinado a apresentar as práticas de docência e investigação artística desenvolvidas por Jacek Szewczyk. No decurso do mesmo, será produzida documentação visual e escrita sobre o modo como estes enunciados situados entre práticas do Desenho e da Gravura podem servir de exemplo e estimular uma metodologia de trabalho baseada na arqueologia tecnológica e aplicações in situ.
segunda-feira, 16 de maio 2022
15h00 - 16 horas | Demonstração e conversa
16h00 - 19 horas | Prática oficinal
Limite máximo até 12 participantes
Assistência até ao máximo de 20 pessoas
GRAVURA COM / Printmaking with Christopher Nowicki
Workshop destinado a apresentar as práticas de docência e investigação artística desenvolvidas por Christopher Nowicki. No decurso do mesmo, será produzida documentação destinada a reter um testemunho sobre o uso da mezzotinta na prática artística. O gravador irá partilhar os artefactos materiais que aplica e a sua origem, revelar as redes de práticas e praticantes que a suportam e os modelos que aplica às suas representações.quarta-feira, 18 de maio 202216h00 - 17h00 | Demonstração e conversa16h00 – 17h00 | Prática oficinal17h00 – 19h00 | Workshop de iniciação à práticaAssistência até ao máximo de 20 pessoas
AULA ABERTA
Printmaking with Jacek Szewczyk and Christopher Nowicki
TUTORIAS
(mediante marcação e até um limite de 4 estudantes admitidos)
Os estudantes interessados numa tutoria poderão marcar junto das oficinas para um período de 20 minutos para quarta-feira de manhã, dia 18 de maio 2022.
Será dada prioridade a estudantes do DAP e MAP com projetos situados na relação com o Desenho e Gravura
INSCRIÇÃO nos eventos (à exceção da aula aberta) através do e-mail: oficinastecnicasimpressao@gmail.com
Jacek Szewczyk studied at the Faculty of Painting, Graphics and Sculpture in 1977/82 at the State Higher School of Fine Arts in Wrocław - currently the Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts and Design. He received his Master's of Art degree with honors in graphic design in 1982. Since 1982 he has been working at the Academy of Fine Arts and Design in Wrocław. Currently, he runs the Creative Drawing Studio at the Faculty of Graphics and Media Art. In addition to working at the academy, he deals with graphics and drawing. He took part in many exhibitions, graphic and drawing competitions in Poland and abroad. He has received several awards and distinctions.
Chris Nowicki was born in 1950, in Toledo, Ohio U.S.A. Professor of Printmaking, Eugeniusz Geppert Academy of Fine Art and Design, Wroclaw, Poland.
Tutoria especializada GroundLAB + Workshop
"Da seda ao metal"
O projeto GroundLAB/i2ADS prossegue numa ronda de tutorias especializadas, destinada a estimular uma abordagem experimental à gravura.
Para esta tutoria intitulada ‘Da seda ao metal’, seguida de workshop prático introdutório à serigrafia fotomecânica, participantes ficam a conhecer como a serigrafia pode ser usada como técnica de intermediação para a produção de uma gravura com recurso a matérias coletadas e aplicadas na produção de vernizes permeáveis.
A partir do contexto de investigação desenvolvido no âmbito do GroundLAB e SHS - Soil Health Surrounding former mining areas: characterization, risk and analysis, and intervention (NORTE-01-045-FEDER 000056), a docente e investigadora Graciela Machado irá apresentar este trilho tecnológico inédito, com casos de estudo e mostrar a produção e documentação de mais uma variante tecnológica sobre metal.
Esta tutoria alargada a workshop prático é porta de entrada na aplicação de técnicas de impressão segundo uma ideia de convergência tecnológica. Neste contexto, Catarina Marques da Cruz irá mostrar as etapas de preparação e produção da serigrafia fotomecânica.
2 sessões de tutorias especializadas:
26 abril 2022 | 09h00 - 13h00
27 abril 2022 | 09h00 - 13h00
Oficina de Técnicas de Impressão da FBAUP
Coordenação de Graciela Machado
Formação - Catarina Marques da Cruz
Assistência técnica e documentação: Cristiana Macedo (bolseira SHS)
Assistência: são admitidos 14 estudantes para frequência de workshop
No workshop são apenas admitidos estudantes da FBAUP inscritos no 2º e 3º ciclos
Tutoria especializada aberta ao público em geral
Aos participantes no workshop serão fornecidos os materiais essenciais
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Graciela Machado é professora associada da FBAUP Membro integrado do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), sediado na FBAUP.
Catarina Marques da Cruz é técnica de Gravura na FBAUP desde 2014 e membro colaborador do i2ADS. É mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela FBAUP e licenciada em Arquitetura pela FAUP. Tem desenvolvido o seu trabalho artístico desde 2009, em exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro. A Gravura é a sua paixão, pela infindável multiplicidade de hipóteses e resultados (in)esperados.
Org. Departamento de Desenho
Tutoria especializada "Ferramenta a ferramenta"
O projeto GroundLab/i2ADS vai dar início a uma ronda de tutorias especializadas destinadas à criação de ferramentas necessárias a projetos de investigação em curso.
Na primeira tutoria, Norberto Jorge e Tiago Cruz desenvolvem um exercício de adaptação de ferramentas existentes nas oficinas de litografia e metais para a criação de dois dispositivos usados na estampagem de metal e pedra.
As ferramentas a desenvolver baseiam-se em exemplos identificados em manuais do século dezanove e em ferramenta em empréstimo usada em empresa familiar de foto-esmaltagem do Porto.
2 sessões de tutorias especializadas:
14 março 2022 | 09h00 - 12h30
16 março 2022 | 09h00 - 12h30| 14h00 - 18h00
Oficina de Madeiras e Metais
Coordenação de Graciela Machado
Assistência técnica e documentação: Marta Bełkot (doutoranda DAP) e Cristiana Macedo (bolseira SHS)
Assistência: são admitidos até 4 estudantes para observação das etapas de trabalho
Org. Departamento de Desenho
Norberto Ogórek Jorge. É escultor, docente investigador na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro do Instituto de Investigação i2ADS. O seu percurso artístico tem privilegiado as relações sensoriais com as matérias naturais. O seu caminho tem tornado visível a importância do lugar do atelier/oficina como espaço expandido da produção e da conceção.
Tiago Cruz. Nasceu em Lisboa, em 1981. Vive e trabalha no Porto. É licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto tem desenvolvido o seu trabalho artístico desde 2007, em exposições individuais e coletivas. É técnico de Escultura nas áreas de Madeira, Metal e Pedra na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2009.
Curadoria de Domingos Loureiro, Graciela Machado.
Participação de Ana Mouralinho; Ana Sofia Ribeiro; António Regis da Silva; Inês Amorim; Ivan Postiga; Maria Regina Ramos; Marta Belkot.
29.09-14.11.2021 no Fórum de Ermesinde, Portugal
FIG Bilbao 2021
Projetos de alunos da FBAUP marcaram presença na FIG Bilbao 2021, 10º edição, de 25 a 28 de novembro 2021, no Palácio Euskalduna, cidade de Bilbao.
A FBAUP e o i2ADS, através da parceria com a FIG Bilbao 2021, Festival Internacional de Grabado y Arte sobre Papel apresentou quatro propostas de intervenção de estudantes da FBAUP, nos Cubos de las Tentaciones.
Sob a curadoria de Graciela Machado e em torno do tema Natural: time, space and physical matter foram selecionados os projetos de António da Silva, David Lopes e Marta Belkot, todos eles estudantes a frequentar o Doutoramento em Artes Plásticas e Ana Mouralinho, estudante do Mestrado em Artes Plásticas.
David Lopes foi o vencedor do concurso "Cubos de las Tentaciones".
Para visualização dos trabalhos dos referidos alunos:
http://figonlinefair.com/fig-projects/los-cubos-de-las-tentaciones/#figbilbao#fbaup
Empty & Full: Making Artist Books with Irene Chan
In many cultures, a book is a way to share and distribute information efficiently and economically. In book arts, an artist creates and controls a book’s vision – from initial idea to final production – and at all times works with the physical components of image, text, sequence, structure, material, binding, and scale to support the book’s concept. This workshop is an introduction to traditional and contemporary book arts techniques.
Em muitas culturas, um livro é uma forma de partilhar e distribuir informação de forma eficiente e económica. Em livros de artista, este cria e controla a visão do livro – desde a ideia inicial à produção final - e que, a todo o momento trabalha com os componentes físicos relativos à imagem, texto, sequência, estrutura, material, encadernação e escala para apoiar o conceito do livro. Este workshop, que acontece no âmbito do Modos de Editar, é uma introdução às técnicas de produção de livros tradicionais e contemporâneas.
The instructor will lecture, demonstrate, and show examples of a variety of structures and forms. While making models of each structure (the collection of which can be used to inspire for future work), the participants will learn about cut and fold books.
Participants will then select one or a combination of structures and using the media of their choice (drawing, painting, writing, printing, photography, digital imaging, etc.) will create on artist book.
As they work, participants will be encouraged to refine both their mixed-media processes and the materials used in order to develop the personal imagery and concepts of their books. The workshop will include time for sharing work and receiving individual guidance from the instructor.
O instrutor irá realizar palestras, demonstrações e mostrar exemplos de uma variedade de estruturas e formas. Enquanto fazem modelos de cada estrutura (cuja coleção pode ser usada para inspirar trabalhos futuros), os participantes aprenderão como cortar e dobrar livros. Em seguida, os participantes selecionarão um ou uma combinação de estruturas e, usando os meios da sua escolha (desenho, pintura, escrita, impressão, fotografia, imagem digital, etc.), criarão no livro de artista.
Enquanto trabalham, os participantes serão incentivados a refinar os seus processos através da utilização de meios diversificados como dos materiais usados, no sentido de desenvolver as imagens pessoais e os conceitos de seus livros. O workshop incluirá tempo para partilha do seu trabalho e orientação individual do instrutor.
:: IRENE CHAN ::
Irene Chan is a multidisciplinary artist who works conceptually in print media, papermaking, installation, storytelling performance, and book arts. Her books and works on paper have been exhibited internationally and held in more than 80 public collections. Chan established Ch’An (ch’ ahn) Press through which she has self-published prints and 35 limited-edition artist books to date. She is the recipient of grants and awards from the National Endowment for the Arts, New York Arts Council, Maryland State Arts Council, Washington D.C. Commission of the Arts and Humanities, fellowships to 23 artist residencies, and has exhibited and performed in 55 venues in the last ten years. Professor Chan holds an M.F.A. from the San Francisco Art Institute and an undergraduate degree in architecture. More info: https://ch-anpress.com/home.html
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2 a 5 nov 2021
Oficinas de Impressão FBAUP
Impressões da Naturalia:
Ensaios entre jardins
A exposição Impressões da Naturalia: Ensaios entre jardins, desdobra-se em dois jardins oitocentistas do Porto: o da Faculdade de Belas Artes e o da Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva.
Parte da exposição foi desenvolvida no contexto de um projeto de investigação internacional HerbArt, confluències entre art i ciència promovido pela Universitat de Barcelona, e é agora apresentado em Portugal. Os artistas e investigadores que participaram deste projeto, revelam através das suas obras diferentes técnicas da impressão, territórios de colaboração interdisciplinar, tornando evidente a confluência entre a criação artística, a genética e a evolução das plantas, partindo da análise de diferentes herbários e jardins. São obras que debatem a fragilidade e a destruição da biodiversidade, a sua contemplação, diversidade e singularidade.
No Pavilhão de Exposições da FBAUP são apresentados livros de artista, ensaios estéticos sobre a naturalia demonstrativos de diversas maneiras de fazer e pensar técnicas de impressão. Na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva são apresentadas imagens evocativas da naturalia, oriunda de diversos lugares. Imagens que utilizam métodos de produção que incluem técnicas de impressão clássicas, desenho e fotografia, numa lógica de reprodução e de divulgação da imagem.
Impressões da Naturalia: Ensaios entre jardins, que tem lugar no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Galeria de Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, tem curadoria de Graciela Machado, Rui Vitorino Santos e Domingos Loureiro.
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05 nov 2021 a 21 jan 2022
Seg. – Sex. | 14h00 - 18h00 (10h às 13h – visita por marcação:museu@fba.up.pt)
Pavilhão de Exposições FBAUP
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06 nov 2021 a 09 jan 2022
Ter. – Dom. | 10h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00 (último acesso às 17h30)
Galeria da Biodiversidade - Jardim Botânico
5º seminário
Modos de Editar
O 5º seminário Modos de editar: Entre cópia e original pretende continuar a explorar as possibilidades formais, estéticas e conceptuais encerradas no uso dos meios reprográficos por artistas, designers e arquitectos*. Para esta edição, elegemos o Ozalid - como um de entre os vários processos usados para a cópia e duplicação da imagem - e propomos aos vários intervenientes a observação, compreensão e reativação de recursos tecnológicos agora rotulados de obsoletos.
A possibilidade de relacionamento com estas técnicas e processos não é, contudo inteiramente teórica: a realização de residências, workshops, exposição e seminário constituirá uma oportunidade de reatar os relacionamentos e propostas de arquitectos, designers, artistas e de reequacionar ideias em função de um (re)conhecimento laboratorial.
O estudo das categorias de imagem, a partir de arquivos e/ou coleções, terá em conta o campo de aplicação e o seu uso prático ou simbólico – onde território físico e imaterial que é ocupado pela FBAUP na cidade do Porto dá o mote para uma releitura dos modos de uso das tecnologias. Como no passado, estaremos sensíveis às características materiais e indissociáveis dos suportes e à relação com material original e processo.
Tendo em conta os objetivos desta edição, o 5.º Seminário Modos de Editar foi pensado como um espaço de partilha de experiências de investigação e artísticas em torno da tecnologia reprográfica do Ozalid. Aqui serão explorados três eixos de observação que possibilitem a compreensão e ampliação do seu legado histórico, da sua preservação ou da sua utilização em contextos artísticos e gráficos no presente.
- O arquivo e problemas de conservação
- Testemunhos de quem cuida de coleções Design/Arte
- Os actuais produtores e os autores. Projetos editoriais que recorrem ao uso de ferramentas de produção efémeras e suportes mutáveis.
O evento, desenrola-se em dois momentos distintos:
1º) Acontece entre 24 de maio e 5 de junho na Fundação Marques da Silva. Na primeira semana ensaiar-se-á uma prática artística, comunicacional e tecnológica que parte dos programas de arquitetura propostos por Marques da Silva para a então Escola [Superior] de Belas Artes do Porto, e que em formato de residência e workshops com atuais “residentes” estudantes e docentes” da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, equacionam soluções de ocupação do território de implementação da FBAUP em continuidade e confronto com a solução apresentada por Marques da Silva entre os anos de 1915 a 1935, através de diferentes etapas de formalização que culminam no reativar da tecnologia do Ozalid. A segunda semana será para exposição dos resultados.
Residências / Docentes FBAUP
24 de maio: Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos
26 de maio: Rui Neto e Domingos Loureiro
27 de maio: Emílio Remelhe e Joana Rego
28 de maio: Graciela Machado e Cláudia Amandi
Workshops / Discentes FBAUP
25 de maio: Estudantes 1º, 2º e 3º ciclos
27 de maio: Estudantes Curso Especialização em Ilustração
Exposição dos resultados
31 de maio a 4 de junho, das 14:00 às 18:00
2º) O Seminário propriamente dito está previsto acontecer no último trimestre de 2021, na FBAUP, para debate e reflexão do trabalho entretanto realizado.
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24 maio a 5 jun 2021
Fundação Marques da Silva
Mais que palavras ditas
Esta exposição nasceu de um repto lançado, em Fevereiro de 2019, aos estudantes de Gravura da FBAUP, no sentido de desenvolverem um trabalho que dialogasse com a obra literária de Agustina Bessa-Luís. Estávamos conscientes de que não era um desafio fácil, pois num primeiro momento o universo agustiniano pode parecer demasiado anacrónico e labiríntico aos olhos de jovens formandos em artes plásticas. Mas o fulcro do repto residia exatamente na prova de fogo por que passariam ambos os lados dessa relação erguida como mote para outras formas de leitura de Agustina.
Como ler, e registar o que se lê, para lá das palavras? Como reagir com a força da expressão artística, que não se verga apenas à sua reprodutibilidade técnica, à escrita de quem, como acontece com a autora d’ A Noite da Ronda, sempre esteve interessada em “desinstalar”, e absolutamente convicta da importância dessa inquietação? – “Eu desmarco os outros da rotina, espanto a manada. Depois os efeitos são maravilhosos, combinam com a imortalidade”.
As palavras escritas iriam ficar gravadas. Lidas ou ouvidas, entoadas. Palavras calcadas e decalcadas d’ As Estações da Vida de Agustina Bessa-Luís. Decifradas e repetidas por cada um nas contradições de autoria e matéria mais do que suficiente para ser apenas técnica. Era dito, não podia ser aprender a gravar, ainda que isso fizesse parte. A cada um, pedia-se o desprendimento em relação às matérias, aos protocolos difíceis e ensaiados pela primeira vez, às nomenclaturas, ditas em várias línguas. Começar pelas palavras.
A gravura calcográfica é feita a partir de chapa. Sólida e cinzenta, desfaz-se em pó ou em banhos salinos saturados, borbulha e aquece sob a ação de ácidos. Ganha corpo com as tintas à base de óleo e pigmentos minerais, com uma força e presença, que o desenho não tem. A gravura é tirada da prancha: sacada, espremida ou extraída entre feltros e folhas de papel saturadas de água. Desenhadas, riscadas, sulcadas, granidas, incisas, talhadas, delineadas, cortadas, calcadas, mas sempre impressas, linhas ou manchas carregam a pressão e a intencionalidade. E são gravura.
Abrem-se as imagens a um caminho, também ele, de desencontro e metamorfose. Tudo de uma vez em cima de chapas nunca pegadas, vernizes dos quais se desconhecem os odores e humores, enfumados ou virgens, percorridos a palmo ou retocados a pincel, para esconder as falhas. Também pontas de metal, ou agulhas em tudo diferentes do lápis e da caneta usadas para morder as linhas e granidos onde ficarão depositadas as tintas negras repletas de negros de fumo e óleos. E o que se desconhece, sempre à frente, demasiado, acompanhado ao ritmo das palavras estranhas, que se entranham.
As palavras ouvem-se, por entre provas, onde se ensaiam as deposições supérfluas de tinta ditas veladuras, familiares a quem pinta sobre tela, mas que na gravura, ainda na chapa, se antecipam, como esfregaços. As palavras batem na diferença das ações e nada nos protege da surpresa daquilo que é tirado. Na prova, o desenho insuficiente carrega-se de tinta, cobre as rebarbas bem-vindas quando entendidas na sua função. Através dela, o desenho descobre-se na consistência e viscosidade necessária a cada tipo de técnica. E a tinta, o aliado perfeito, mostra, sobre o papel, os papéis. No seu grão, cor e peso, como os sulcos, incisões ou deposições, afinal a forma encontrada para a imagem e para a definição do território de cada um.
Repetir ainda para traduzir um desenho ou uma fotografia onde não existe um modo neutro. Esquecer e parar de escutar o que a técnica quer ser sozinha. Através dela, falar dos caminhos de ferro em recuo numa Europa em movimento; dos percursos sentidos passo a passo numa cidade onde a sinuosidade do rio marca a liberdade; das linhas verticais como cabelos, sulcados e tingidos de flores colhidas; das ruínas como personagens saídos de filmes nos comboios e diários da rotina; das mensagens com as palavras autografadas onde se confia a força que a presença não tem; das fotografias trasladas da paisagem que se vê e sente estranha; das fotografias de família analisadas nos seus interstícios microscópicos. Tudo maculaturas, cognatos e erros e outros factos.
Esta exposição de gravura, em desdobramento da Jornada Agustina: Outras Leituras, Novas Metamorfoses, surge aqui integrada no ciclo E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres nas Artes e nas Ciências, organizado pela Reitoria da UP, em parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Ao mesmo tempo que homenageia, com novas metamorfoses, uma escritora que se moveu magistralmente na Literatura, pretende também mostrar que a Universidade se move entre as suas Faculdades. Ainda quase impercetivelmente, mas move-se.
Teruo Isomi
Professor Teruo Isomi irá conduzir uma demonstração aberta integrada no seminário Modos de editar: genealogia de um jardim às 17.00 o museu FBAUP, seguido de breve conversa sobre o seu trabalho. De seguida grupo de trabalho começa workshop nas oficinas de técnicas de impressão da FBAUP, às 18 horas Horário: 9 de março das 17h às 20h, 12 de março, das 16h às 20h (2 sessões, 7 horas) Local: Oficinas de técnicas de impressão, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto e início no Omuseu da FBAUP
Destinatário: Público em geral com interesse na área Vagas: 12 Estudantes UP: 20 euros Alumni UP/Colaboradores i2ADS: 30 euros Público em geral: 50 euros
+info: envie um email para oficinastecnicasimpressao@gmail.com inscrição oficializa-se mediante pagamento de propina na contabilidade
ORG: Departamento de Desenho + Departamento de Design + Departamento de Artes Plásticas — Pintura
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9 e 12 mar 2020
oMuseu + Oficinas de Técnicas de Impressão
A new life after a tree /
Uma vida nova
depois de ser árvore
Uma nova vida depois de ser árvore é um projeto artístico organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), i2ADS, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), a Associação Portuguesa das Camélias e a Matriz - Associação de Gravura do Porto e com o apoio da Japan Foundation.
Artistas de diferentes geografias como o Japão, a Bélgica, a Polónia, a Letónia e Portugal foram convidados a trabalhar fragmentos de árvore de camélia.
Apesar de não se conhecerem provas documentais que testemunham a chegada das plantas de tsubaki a Portugal, no Norte a camélia é conhecida como japoneira (árvore do Japão). No século XIX torna-se um dos símbolos da cidade do Porto (Cidade das Camélias) e foi disseminada pelos seus jardins e quintas de recreio, evidenciando a ligação cultural e simbólica à espécie Camellia.
A queda natural, no decurso de uma tempestade, de um dos mais emblemáticos espécimes de camélia em Portugal, serviu de base para o desenvolvimento de um diálogo intercultural e transfronteiriço e foi a matriz do processo criativo, quer simbolicamente, quer formalmente, já que, através da reutilização dos seus ramos, a árvore continua o seu percurso numa outra vida.
Fragmentos desta árvore centenária, foram enviados a artistas de Tóquio, Kanagawa, Yamagata, de Antuérpia, de Katowice, de Riga e do Porto, reencontrando-se agora na Exposição do Museu Nacional de Soares dos Reis e do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Através de uma visão poética, o projeto procura pensar a relação ética com a natureza, a condição transnacional das ações humanas, e o reconhecimento pictórico e artístico de processos ancestrais e transversais, como a gravura a topo.
O projeto artístico envolve artistas, professores, investigadores e estudantes de quatro escolas de arte e tal como uma árvore, desenvolve múltiplos frutos como o seminário Modos de editar: herança e renovação. A genealogia de um jardim, workshop de xilogravura e duas exposições a decorrer na FBAUP (3 de Março a 13 março) e MNSR (28 de fevereiro a 13 de março).
ORG: Departamento de Desenho + Departamento de Artes Plásticas — Pintura + Departamento de Design
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28 fev a 13 mar 2020
Museu Nacional Soares dos Reis
+ oMuseu FBAUP
Gillotage: Exploring a
mid-nineteenth century relief printing technique
Thursday, 30 january 2020, FBAUP (Engraving room), 10h00 – 17h00 (6h)
Exposição D’Après na Reitoria da UP
Com curadoria de Graciela Machado e Diogo Tudela.
A convergência entre laboratório/oficina/natural na metodologia Abel Salazar ressoa com o projeto contemporâneo transversal de destituir a natureza do seu estatuto arcádico, sublinhando a sua palpabilidade e subsequente flexibilidade enquanto objeto epistemológico. Nesse sentido, a partir da prática do médico, pintor e gravador português é possível traçar linhas de renegociação com o natural, investindo numa fluidez categórica na construção de uma ecologia dinâmica.
É a partir deste pressuposto que a exposição D’après pretende enquadrar a obra de Abel Salazar, sublinhando a transversalidade de espaços, e metodologias inerentes; a plasticidade do arquivo enquanto instrumento de investigação; a permeabilidade do objeto documental e a constituição do natural enquanto plataforma de especulação e reconstrução ontológica.
A exposição conta com a participação de estudantes de pós-graduação e licenciatura da FBAUP, que durante dois anos, ao abrigo do projeto D’Après apoiado pela Reitoria da Universidade do Porto, e numa parceria com a CMAS — Casa Museu Abel Salazar, desenvolveram atividades várias de investigação e criação artística.
ORG: Departamento de Desenho FBAUP
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6 junho a 24 agosto 2018
Sala de Exposições · Reitoria da Universidade do Porto
Praça de Gomes Teixeira
Inauguração às 18:00
Specularis
Specularis, é uma exposição pensada para integrar os diversos estudos e trabalhos realizados em torno da gravura e o do vidro e assim dar a conhecer a colaboração entre diferentes pessoas e suas áreas de interesse tecnológico, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ao longo dos anos, e a partir das duas oficinas, juntaram-se esforços para superar a resistência em inovar em contexto académico. E a procura do que está por saber e fazer, a partir dos problemas tecnológicos clássicos ou a verificar novas tecnologias. Sim, na necessidade de olhar para as áreas como um todo, e ensaiar como ultrapassar as dicotomias disciplinares. Entre ver e especular, em vários materiais, equacionando problemas, e a sua natureza de acordo com as mais básicas formas de inscrição e invenção, sucedem técnicas e a circulação entre as oficinas. São estas as experiências filtradas e decantadas a partir da capacidade instalada numa faculdade e entidades parceiras, levada aos limites, que agora se apresentam em exposição.
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13 julho a 9 setembro 2018
Museu de Alberto Sampaio
Guimarães
Inauguração às 21:30
PPP workshops
PURE PRINT PORTO, encontro internacional de gravura na sua quinta edição, começa dia 20 de Março na FBAUP. PPP é apenas um PORTO de arranque, para um encontro que segue da cidade do PORTO para PORTO ALEGRE, Brasil, no Instituto das Artes da UFRGS. No primeiro porto, o encontro entre a gravura e a herança gráfica ainda possível numa cidade em rápida mudança e uma proposta intensa de workshops baseados na gravura in situ.
Durante três meses, apostamos nesta fuga à rotina e aos espaços de referência situados em contexto académico, e, na cidade, em lojas- livrarias, encadernadoras, drogarias - sucedem-se os registos do natural, as demonstrações técnicas, as conversas, numa verificação de novos contextos experimentais para a criação da gravura. Pretende-se equacionar o contexto urbano, as suas histórias e as que se cruzam com os contextos geográficos,
Neste encontro, propõem-se atividades que testem a difícil relação entre exterior e interior na gravura, e nos seus cruzamentos com o vidro e têxtil, entre exigência de espaços oficinais
O programa deste encontro inclui :
1. Série de workshops (PURE PRINT -WORKSHOPS) distribuídos ao longo de três meses organizados tematicamente
2. Série de exposições individuais(PRINT PROPOSALS) a partir dos trabalhos dos artistas constantes do programa que se dirijam e confrontem as relações entre as técnicas clássicas da gravura e os diversos contextos experimentais da contemporaneidade
3. Demonstrações abertas (PRINT PROBLEMS) segundo a dinâmica do encontro, de acesso livre, que ao longo dos meses sucedem-se nos vários espaços definidos.
4. Programa complementado por conversas organizadas em torno das exposições individuais e dos cruzamentos tecnológicos e disciplinares da gravura
Print Proposals
Para o primeiro , com trabalhos montados em átrio da FBAUP, a mezzotinta impôe-se
"Today the term ‘mezzotint’ has surpassed the boundaries of terminology used within the professional art environment. Maybe not every computer user among the millions of users in the contemporary world will know the mezzotint masterpieces created in the eighteenth century, but many of them will surely have heard at least about the filter mezzotint offered by the image processing software Adobe Photoshop. I use mezzotint technique as a form of expression in my art, not because mezzotint is an end itself, but because mezzotint corresponds to my feelings more than other printmaking techniques. Mezzotint doesn't allow mistakes and focuses my attention. The technological process itself, concentrates my energy that becomes essential part of my work. Furthermore this labour-consuming process is a testing time that proves the viability of the idea. "
em Janis Murovkis, com trabalhos montados nas oficinas de gravura, a serigrafia
"My meditative observation of nature is closely linked to the medium of screen printing. Screen printing adapts to the surface organically and surrenders to the artist’s will, as well as offering accidents as seed capital for a new adventures. The first impulse is non-verbal, recorded in hunches not sketches, while the result manifests itself as the interplay between structure and colour. From a distance, it is reminiscent of urban plans or rural territories, espied during the flight of a bird. Lattices, constellations of stars, galaxies... However, these could just as well be perceived as conscious attempts to capture the elusive, to catch non-text, and give it a certain form with brief sentences, weaving grids within the infinite flow".
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21 a 25 maio 2018
Galeria do 1º Andar
Oficinas de Gravura
Print Proposals
Anna Janusz-Strzyz was born in 1968. Wroclaw. Studies in 1989-94 at the State Academy of Fine Arts in Wroclaw (currently Academy of Fine Arts. Eugeniusz Geppert in Wrocław) .From 1995 works as a teacher in his native university. Currently, the professor leading the Studio of Art Book in the Department of Printmaking at the Faculty of Graphic Arts and Media Art Academy of Fine Arts. Eugeniusz Geppert in Wrocław. In the years 2008 - 2016 she served as head of the Department of Graphic Art. Twice she received the Scholarship Foundation. Tadeusz Kulisiewicza (1993-1994 and 1998-1999) In 1996 she received an award from the Society of Friends of the Earth Lubin at the International Biennial of Graphic Techniques in Metal. In 2005, she received the award - a medal at the International biennial of miniprint and ex libris in Ostrów Wielkopolski. In 2006, awarded in the competition for an illustration of the biblical, "When the word becomes an image", organized by the Publishing House of St. Adalbert in Poznań. Three times was awarded the Rector of the Academy of Fine Arts. E. Geppert Wroclaw for organizational achievement. Since 1992, she presented her work at 28 solo exhibitions and 97 group exhibitions at home and abroad: min. El Grabado Contemporáneo en Europa “Tendencias y perspectivas” Sierra de Cadiz, Spain; "Krakow-Wrocław. Confrontations II Graphics "Gallery" Crypt of the Piarist "ul. Pijarska 2, Kraków; Poska (exhibition dedicated to the memory of prof. Vladimir Kotkowski); "Wroclaw School of Graphics ", Emporium Gallery, Knoxville, USA, part of the exhibition of the Faculty of Graphic Arts and Media Art on the occasion of the Constitution of the Third of May; The Department of Printmaking, ASP Gdańsk, Poland; in Search of New Printmaking. The Polish Case, artzone 461 Gallery; MISSION ART WALK, San Francisco, USA; The Wroclaw School of Printmaking, 2015 Southern Graphics Council International Conference, University of Tennessee, Knoxville, USA; In Search of New Printmaking. The Polish Case, CAA Art Museum, Hangzou, China; Wroclaw School of Graphic Arts, Embassy of Poland, Rome, Italy; the PC Presentation of the Academy of Fine Arts in Wroclaw - the city of the European Capital of Culture 2016, Star Gallery Beijing, China.
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8 a 11 maio 2018
Galeria Cozinha
Print Proposals
Sybilla Skałuba
Ph.D. Sybilla Skałuba Master of Arts, Academy of Fine Arts in Katowice / Poland, Faculty of Graphic Main diploma Printmaking Department at the Academy of Fine Arts in Katowice –Relief printing studio of Prof. . Stanislaw Kluska / Additional diploma in painting. J. Rykały at the Academy of Fine Arts in Katowice – painting studio of Prof. Jacek Rykała / Ph. D. in Arts at the Academy of Fine Arts in Katowice present independent lecturer and Professor Assistant in the relief printing studio of Prof. Mariusz Pałka Printmaking Department at the Academy of Fine Arts in Katowice(Poland) Board Member at the Faculty of Arts, Academy of Fine Arts in Katowice. present Weekend Academy Coordinator for Fine Arts in Katowice. present Vice President of the Association of Friends of Roundabout Gallery in Katowice, present Owner of the BIBU Modern Art Gallery in Katowice
Izabela Łęska
born in 1989, Polish visual artist, PhD student at the Faculty of Art at the Pedagogical University of Cracow. Graduated from the Academy of Fine Arts in Katowice, Poland (diploma with honors in 2013). She studied as well at the École Supérieure d'Art de Clermont Metropole (Clermont-Ferrand, France). She has participated in many projects and exhibitions in the country and abroad (Jeune Création Européenne, Paris / Usb Shuffle Show, Berlin / Passion For Freedom, London). Resident at Institut für Alles Mögliche in Berlin and Centre Culturel Le Beffroi in Paris. Creates graphics, objects and texts. Works at her home university as an assistant in the Department of Graphic Arts. Lives in Katowice, Poland.
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8 a 11 maio 2018
Oficinas de Gravura
Print Problems
No âmbito do PURE PRINT PORTO, abrimos as portas das oficinas de gravura numa apresentação dedicada a três variantes de água-forte . A sessão aberta, incide sobre o desenvolvimento de conceitos, a presença do conhecimento tecnológico, a expressão, segundo o discurso e experiência de um gravador convidado: Sebastian Łubiński. As gravuras , os espécimes apresentados, os gestos e as palavras mostram como técnicas se conjugam, e como se tornam problema e aventura. PRINT PROBLEMS: SOAP GROUND, SUGAR LIFT, SOFTGROUND, é também pretexto para colocar duas oficinas em estreita colaboração e diálogo: a Eugeniusz Geppert Academy of Fine Arts and Design in Wroclaw e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colaboram nesta apresentação, estudante de doutoramento em estágio na FBAUP, estudante do mestrado em Desenho e Técnicas de impressão, equipa técnica da FBAUP. Os participantes podem assistir a uma demonstração técnica sobre uma das variantes e irão ter acesso aos conteúdos do manual conjunto em execução. Esta sessão marca também a inauguração de novo espaço expositivo dentro das oficinas dedicado a mostrar GRAVURA, criado com a colaboração de Norberto Jorge e Carlos Lima.
PRINT PROBLEMS: SOAP GROUND, SOFT GROUND, SUGAR LIFT, com Sebastian Łubiński
26 abril 2018
14:00
Oficinas de Gravura
Print Proposals
A obra de Julija Pociute caracteriza-se por dualidade temporal do homem e do seu ambiente. A artista está interessada nos estados intermediários entre a realidade e a imaginação. Um dos meios de gravar a memória- fotografia- trona-se o campo de reflexão filosófica, que no caso da autora normalmente apreende a instalação de vídeo, como uma forma de expressão.
Julija Pociūtė has graduated from the Vilnius Academy of Arts. Since 2006, she has been actively involved in art, constantly participating in group exhibitions and art festivals, has organized many personal exhibitions in Lithuania and abroad. Her works is in the collections of most important European glass art centres: the Glasmuseet Ebeltoft contemporary glass art museum in Denmark and the Royal Glass Factory of La Granja in Spain.
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16 a 20 abril 2018
Artists Talk
18 abril · 14:00
Galeria Cozinha
Print Proposals
é uma série de exposições na galeria Cozinha com os artistas convidados no âmbito da Pós-graduação em gravura e programa PURE PRINT PORTO. Cada exposição revela o trabalho onde a impressão e as suas várias formas resultam em obra, seja ela um livro, formas criadas em têxtil, vidro, ou papel. O percurso criativo dos artistas, apresenta-se como uma forma de dar a conhecer os contornos possíveis para um campo de actuação de cariz tradicional e inovador, promovendo o conhecimento sobre a gravura. Durante a duração da exposição, cada artista contribuirá com uma sinopse sobre o seu trabalho sob a forma de um cartaz manifesto e uma apresentação na espaço galeria Cozinha.
Estou interessada em imprimir sobre têxteis no seu sentido mais amplo, desde técnicas antigas até a serigrafia e design.
Comecei a misturar o tradicional shibori Arashi com o conceito de arte moderna à medida que procurei o meu próprio modo de expressão. Este método japonês permitiu-me inúmeras técnicas complexas, como uma forma de tingimento resistente. As peças tridimensionais são feitas de seda tingida, retendo a textura fundamental dos padrões de shibori. A técnica shibori Arashi, tornou-se um impulso subconsciente para encontrar harmonia entre a matéria da seda e a ideia artística.
I am interested in printed textile in their widest sense, ranging from old techniques to screen-printing and design. I find inspiration wherever I am. In my own creative work . I began to mix traditional shibori Arashi with modern concept of art as I searched for my own way of expression. I make my artworks of silk. The Japanese shibori method has given us numerous complex techniques such as shaped resist dyeing. I have used shibori to create unique new surfaces with extraordinary sculptural form. The three-dimensional pieces are made from dyed silk, retain fundamental texture of shibori patterns, they take on abstract shapes. Some are made from performed and cut-out textiles and are shown as illuminated sculptures. My fascination with shibori is also displayed in reliefs, objects and installations. Shibori has become my profession, my obsession, and my life for over ten years now. The shibori Arashi technique, which I used previously, has become a subconscious impulse to find harmony between the silk matter and the artistic idea. As a result I created works which combined fabric and the way it can be used, a vision and reality. I limited my colour range so that the entire attention of the recipient focused on the essence of matter, its processing and the reception of the installation. The individual elements of the mobile composition were arranged in a larger whole, depending on the context of place, time and space.
9 a 13 abril 2018
Artists Talk
11 abril · 14:00
Galeria Cozinha
Print Proposals
LENNART – JAAK MÄND (MENT)
EAA, Head of Department of Leather Art, Professor
EDUCATION
1998 EAA, Master of Arts
PROFESSIONAL CAREER
2017 Exposition reliure “Les pages bien gardées” en 2017
2017 Bookbinding exhibition Põrgu, Viru Keskuse Rahvaaamatus, Tallinn, Estonia
2017 Exhibition, EKA nahakunst 100, ETDM, Tallinn, Estonia
2017 CIRRUS symposium Vilnius, Lithuania
2016 CIRRUS, symposium, Rovaniemi, Soome
2016 International CAMPER’i workshop “Wearables”, EKA, Tallinn
2016 Workshop “Traditions and Innovations II”, Tallinn, Estonia
2016 HERE Study Visit: Tallinn – 17-19 April, 2016 Learning outcomes and student-centred learning
2016 CAMPER Workshop “Brave New World”, Dongdaemun Design Plasa (DDP), Seoul, South-Korea
2016 AtrEZ-i disaini osakona partnerkoolide ümarlaud, Arnhem, Holland
2016 MUM 16, Old Meets New – Design and Prototyping Workshop, Universty of Lapland, Rovaniemi, Finland
2016 The MUM 2016 conference, Universty of Lapland, Rovaniemi, Fimland
2015 13e Biennale Mondiale de la Reliure d’Art, St Remy Chevreuse, France
2015 international bookbinding exhibition,”Scripta Manent V”, ETDM, Tallinn, Estonia
2015 Bookbinding exhibition“Kaitstud avatus” Kohila Library, Kohila, Estonia
2015 Bookbinding exhibition “Kunstiraamatuid Enn Jaanisoo kogust” Viljandi Town Library, Estonia
2015 Exhibition“Köited” ETDM, Tallinn, Estonia
2015 CIRRUS, sümposium, Reykjavik, Island
2015 Workshop “Traditions and Innovations I”, Rovaniemi, Finland
2014 IDEM 19 design workshop “Connections”, Štaniel, Slovenia
2014 Shakespeare in binding, Estonian National Library, Tallinn, Estonia
2014 Minibook exhibition”Ajastaja” Metso library Tampere, Finland
2014 “Pieces for Peace”, International bookbinding exhibition, Ypres, Belgium
2013 “Scripta Manent IV”, Budapest Apliedart Museum, Hungary
2013 “500 Year’s of Bookbinding Art in Estonia”, JuozasArt gallery, Vilnius, Lithuania
2013 “Переплетение словес”, International Bookbinding Exhibition Literature Museum – Pushkin House, Peterburg, Russia
2013 “Ääremärkused”, Märjamaa Library, Estonia
MEMBERSHIP IN ASSOCIATIONS AND ORGANISATIONS:
Estonian Association of Designer Bookbinders
Estonian Artist’s Union
Tallinn Applied Arts triennial Union
Estonian Institute
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19 a 23 março 2018
Galeria Cozinha
d.,inc.,imp.,FECIT
Faz-se Gravura na FBAUP. De muitas formas, com várias fronteiras. Para a exposição seleccionamos desde projectos que estiverem ligados à formação, Casa Soleiro, como projectos de colaboração e prospecção tecnológica com Diogo Tudela, e Graciela Machado, projeto de intercâmbio PLI, projectos de investigação de estudantes de mestrado, livros das oficinas, publicações, com especial destaque para o PPP(Pure Print Publication). Todos estes objectos aos quais se hesita em chamar Gravura, são conjugados no museu e galeria a cozinha da FBAUP para indicar. Como se desenha, grava, imprime, faz enunciado no título, nos termos da Gravura.
Como se conjuga a palavra numa instituição de ensino, investigação e criação. A apresentação de documentos e obras aponta para o fazer e sobretudo a vontade de continuar a desenvolver um entendimento da Gravura nas fronteiras de diferentes disciplinas, novas formas de arte relevantes no futuro. Esta exposição marca o arranque e conta com o apoio da Pós graduação em Gravura na FBAUP que a partir deste ano lectivo irá desenvolver atividades de divulgação sobre a Gravura e promover o cruzamento entre arte e território. O projeto expositivo incorpora as matérias primas – os metais usados nas matrizes – que serão desmantelados e usados nas actividades de ensino.
ORG: Departamento de Desenho / Área Gravura
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23 outubro a 3 novembro 2017
oMuseu