Pure Print

PURE PRINT, aborda a gráfica contemporânea de campo expandido, nos seus possíveis cruzamentos com outras áreas tecnológicas existentes na FBAUP, Vidro, Cerâmica, Fotografia, Desenho, e enquadra-se nas atividades dos Núcleos de Investigação em Desenho do I2ADS , Núcleo Arte e Design e Núcleo Arte Intermedia (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). O histórico de projetos desenvolvidos situa-se no encontro Da impressão ao livro de artista, organizado em 2012 e projectos pluridisciplinares IJUP. Dando continuidade à sua linha científico-técnica, aborda sistemas não tóxicos de impressão, processos históricos da fotografia e gravura fotomecânica tradicional, a combinação de com tecnologias digitais, e revisão de novos desenvolvimentos para processos de fotogravura sobre vários suportes (princípios permeográfico, calcográfico, planográfico). Aqui também assiste o propósito da sua recuperação de acordo com os atuais parâmetros de segurança e baixa toxicidade. Uma outra vertente, visa criar alternativas de oficina compatíveis com ambientes oficinais rudimentares, desenvolvendo emulsões de aplicação direta sustentáveis, em substituição dos procedimentos com origem industrial, como é o caso dos fotopolímeros, ou emulsões diretas usadas na indústria eletrónica. Esta mesma vertente, pressupõe a auscultação e recuperação de procedimentos industriais e/ou artísticos caídos em desuso, numa arqueologia industrial e científica que recupera etapas e conhecimentos de contextos não artísticos, com posterior desenvolvimento de novas soluções aplicadas à produção gráfica contemporânea. Dado o ambiente pluridisciplinar em que se enquadra a área da gravura, pretende-se ainda dar continuidade a projetos de aplicação de tecnologias industriais.
O projeto desenvolve-se em torno de vários tipos de actividades teórico-práticas convergentes: workshops, demonstrações, palestras, criação de publicações, exposições, orientação de trabalhos de pós-graduação, programas de artista em residência, apresentados numa base anual através de encontros temáticos (Pure Print 2013, Pure Print 2014, Pure Print 2015, Pure Print 2017) projetos de prospeção de curta duração (papel marmoreado, papel de transporte, gravura a topo história, produção e aplicação à publicação ilustrada, d’Après Abel Salazar) e projeto “Lázaro arqueologia de um património de origem comercial”.