Isabel Quaresma
Inicia os seus estudos com o Curso de Design de Moda no CITEX, onde mais tarde dará aulas, e será assistente do Curso de Design de Moda. Desenvolvendo ao mesmo tempo uma forte actividade ligada à industria têxtil, tanto no design de moda como no design têxtil, bem como desenvolve colecções próprias disponíveis em várias lojas. Por esta altura, faz uma especialização em Tecelagem durante um ano em Florença, Itália. Mais tarde licencia-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ramo de Pintura, onde conclui também o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, focando a sua investigação na Intersecção entre desenho e têxtil. Defendeu a tese - Por um Fio - Intersecção entre Desenho, Têxtil e Corpo numa Prática Artística.
Expõe o seu trabalho como artista plástica desde 2002.
Recentemente foi convidada pela Contextile - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2016, para expôr individualmente, um trabalho pensado de propósito para a Bienal com o título Territórios Imprudentes. Esta exposição teve lugar no CAAA e contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Destacam-se também as exposições Contundente Melancolia, que teve lugar no Museu Romântico, tendo sido o resultado de uma residência nesse lugar.( 2015) E a exposição Um sim Um não, que aconteceu no Lugar do Desenho, Fundação Julio Resende (2016). Este ano teve um convite da Bienal da Maia, para participar com uma Gravura no projeto - Corpo e Arquitetura. (2017)
É membro do colectivo We Came From Space e membro colaborador do i2ADS.
Leciona Tecnologia Textil na disciplina de Projecto e Tecnologia na ESSR.
Atualmente desenvolve um trabalho multidisciplinar entre Pintura, Desenho, Video e
Têxtil, onde este se assume como um meio de pesquisa conceptual, formal e plástica. Esta dinâmica imprimida à linguagem Têxtil abrange tanto a sua prática artística como está presente nos cursos e na formação que tem vindo leccionar, nomeadamente nos cursos que propõe para a Formação Contínua na FBAUP de onde se destacam: Shibori- Desenhar por Dobragem Têxtil ; Entre as Tramas do Desenho e Por um Fio - Dinâmicas da Linguagem Têxtil. Existindo em todos eles, uma abordagem não linear dos processos e conteúdos, mas a contaminação pelos meios específicos de outras áreas, como o Desenho e a Gravura, que, juntamente com o têxtil pretendem constituir um campo contínuo de experimentação, interessando-lhe sobretudo trabalhar nos espaços intersticiais entre as várias disciplinas.
Corpo docente
-
Ana João Romana
-
Arlindo Silva
-
Catarina Marques da Cruz
-
Cláudia Amandi
-
Cláudia Queirós
-
Diogo Tudela
-
Emílio Remelhe
-
Graciela Machado
-
Isabel Quaresma
-
Joana Pereira
-
Júlio Dolbeth
-
Karen Lacroix
-
Noémia Herdade Gomes
-
Pedro Maia
-
Rui Vitorino Santos
-
Teresa Almeida