Objetivos

Promover e consolidar uma prática artística e/ou investigadora original fundamentada em todas as formas da gravura incluindo calcografia, serigrafia, litografia, técnicas de relevo, processo digitais.

Promover competências para a aprendizagem e aplicação continuada de instrumentos teóricos, metodológicos, e processuais relacionados com a gravura entendida a partir dos seus vários contextos, funções e na sua relação com a contemporaneidade.

Desenvolver nos estudantes competências oficinais de recriação, verificação e validação dos processos da gravura, enquadrados por uma visão multidisciplinar.

Promover uma formação especializada a partir de uma identidade tecnológica aberta à transmedialidade e novas tecnologias.

Relacionar a prática da gravura com a sua dimensão histórica e teórica, baseada numa experimentação contextual de noções, funções, cenários e formas de funcionamento.
Realização de projectos e actividades de intervenção em arte e património aplicados e em ambiente exterior ao ambiente académico.

Programa

Oficina de Gravura: introdução e verificação: 6 ECTS

Práticas interdisciplinares na Gravura: 6 ECTS

Estudos tecnológicos e materiais: 6 ECTS

Oficina de Gravura: consolidação, desenvolvimento: 18 ECTS

Prática profissional: 6 ECTS

Publicação: concepção, experimentação, produção: 6 ECTS

Gravura Expandida: 6 ECTS