Research
Research
A oficina de gravura é um espaço ativo e acolhe actividades de investigação a partir dos formatos vinculados a uma prática oficinal: workshops, demonstrações, master class e programas de artista em residência. Nos arquivos é possível aceder às publicações PURE PRINT PUBLICATION, livros de oficinas com espécimes obtidos, e vários outros documentos compilados com o objetivo de documentar e tornar acessível aos seus utilizadores a investigação aplicada em curso e intensa experimentação tecnológica aí desenvolvida.
Tal entendimento do espaço oficinal como uma plataforma de investigação, produção e criação, concretiza-se no acolhimento de programas como PURE PRINT, encontro internacional de Gravura, e a vários projetos de investigação e de prospeção (papel marmoreado, D'Après Abel Salazar) organizados em estreita articulação com as actividades formativas da FBAUP, e muito em particular com o ensino pós-graduado.
O programa da pós graduação em gravura, organizado em dois semestres, inclui vários momentos de recriação, verificação e validação de processos e práticas oficinais ensaiados ou ainda em curso, e permite o contato com investigadores do i2ADS e de outros centros de investigação.
A existência de uma oficina de gravura ativa e reapetrechada de raiz na FBAUP, com fortes ligações com outros centros de Investigação e produção artística, tem o potencial para se afirmar como um ambiente flexível e especializado para a promoção de prática profissional relacionada com a prática artística, publicação independente, oficinas de edição, ensino, formação. Por outro lado, a existência de várias coleções (Coleção do fundo antigo e reservados) de desenho e gravura na UP, assim como um arquivo de livro antigo intrinsecamente ligado a processos de impressão, definem-se como outro fundamento aprofundar o conhecimento, a criatividade e o debate em torno desta cultura material.
Manuals
(under review)
5 – Construction and reuse of silkscreen frames
6 – Paper marbling
8 – Build a portable ultraviolet exposure unit
11 – Intaglio plaster mold on cardboard
13 – Soft ground on copper, outdoor printmaking
14 - Soft ground recipe
16 - Etching varnishes made from a single ingredient
18 - Use of saline solution to etch zinc and aluminium plates
20 - Wood engraving
21 - Offset
Pure Print
PURE PRINT, aborda a gráfica contemporânea de campo expandido, nos seus possíveis cruzamentos com outras áreas tecnológicas existentes na FBAUP, Vidro, Cerâmica, Fotografia, Desenho, e enquadra-se nas atividades dos Núcleos de Investigação em Desenho do I2ADS , Núcleo Arte e Design e Núcleo Arte Intermedia (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). O histórico de projetos desenvolvidos situa-se no encontro Da impressão ao livro de artista, organizado em 2012 e projectos pluridisciplinares IJUP. Dando continuidade à sua linha científico-técnica, aborda sistemas não tóxicos de impressão, processos históricos da fotografia e gravura fotomecânica tradicional, a combinação de com tecnologias digitais, e revisão de novos desenvolvimentos para processos de fotogravura sobre vários suportes (princípios permeográfico, calcográfico, planográfico). Aqui também assiste o propósito da sua recuperação de acordo com os atuais parâmetros de segurança e baixa toxicidade. Uma outra vertente, visa criar alternativas de oficina compatíveis com ambientes oficinais rudimentares, desenvolvendo emulsões de aplicação direta sustentáveis, em substituição dos procedimentos com origem industrial, como é o caso dos fotopolímeros, ou emulsões diretas usadas na indústria eletrónica. Esta mesma vertente, pressupõe a auscultação e recuperação de procedimentos industriais e/ou artísticos caídos em desuso, numa arqueologia industrial e científica que recupera etapas e conhecimentos de contextos não artísticos, com posterior desenvolvimento de novas soluções aplicadas à produção gráfica contemporânea. Dado o ambiente pluridisciplinar em que se enquadra a área da gravura, pretende-se ainda dar continuidade a projetos de aplicação de tecnologias industriais.
O projeto desenvolve-se em torno de vários tipos de actividades teórico-práticas convergentes: workshops, demonstrações, palestras, criação de publicações, exposições, orientação de trabalhos de pós-graduação, programas de artista em residência, apresentados numa base anual através de encontros temáticos (Pure Print 2013, Pure Print 2014, Pure Print 2015, Pure Print 2017) projetos de prospeção de curta duração (papel marmoreado, papel de transporte, gravura a topo história, produção e aplicação à publicação ilustrada, d’Après Abel Salazar) e projeto “Lázaro arqueologia de um património de origem comercial”.
Projects
VIDRO E IMPRESSÃO: MONOCOZEDURAS SOBRE SUPERFÍCIES VÍTREAS
Este projeto enquadra-se nas atividades do ND-i2ADS, NAD-i2ADS, em colaboração com a Unidade de Investigação Vicarte (Vidro e Cerâmica para as Artes) e o grupo Criatividade e Materiais Contemporâneos, sediado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O projeto iniciou-se em Abril de 2015 tendo por objectivo consolidar e inovar componentes das pesquisas alcançadas no primeiro projeto- IJUP 2011, nº262 “Vidro e Impressão: criação de matrizes e substratos de impressão alternativos”. O projecto visa explorar várias hipóteses de modelação e impressão sobre vidro com recurso a decalques bidimensionais e tridimensionais, pela introdução de métodos experimentais de laminação e produção artesanal de superfícies de intermediação otimizadas para um contexto de criação artística artesanal. Tais soluções irão permitir desenvolver o conhecimento sobre o vidro como matéria plástica de suporte e intermediação flexível e adaptável a contextos oficinais de largo espetro. Projecto compreende como áreas principais as Técnicas de Impressão, Técnicas do Vidro, e a Ciência do Vidro. O seu desenvolvimento pressupõe uma articulação entre estas áreas artísticas. De entre as técnicas eleitas para os ensaios, destaque para criação de papel de decalque artesanal, combinadas com técnicas de kilncasting e sandcasting . A colaboração entre áreas tecnológicas sediadas na FBAUP, técnicas da impressão, vidro e cerâmica, as parcerias mantidas com CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica) e VICARTE (Centro de Investigação- Vidro e Cerâmica para as Artes), VIDROTORRE - Indústria transformadora de vidro plano, Lda , assim como a identificação e programação de atividades formativas e artísticas.
OUTPUTS (em 2016): Exposição documental do trabalho em exposição Bordalo Pinheiro, 170 anos depois por alunos das Belas Artes, Reitoria da UP, Julho de 2016 a setembro de 2016 e Museu de Vidro, Marinha Grande; curso livre organizado no âmbito do serviço de formação contínua “Decalques: imagem sobre vidro”, na FBAUP; livro das oficinas.
PAPEL MARMOREADO REPRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM CONTEXTO OFICINAL NA FBAUP
O Ebru teve origem nos séculos IX e X, na Turquia e constituía, em linhas gerais, uma forma de coloração e decoração de papel.Os padrões flutuantes sobre papel foram, através dos vários séculos, utilizados como uma superfície de escrita, caligrafia e, especialmente, capas de livros e folhas de guarda em encadernação. No contexto oficinal da FBAUP, variados usos e propósitos foram ensaiados: verificação da aplicabilidade de processos originários de contexto produção do livro caídos em desuso, ou em uso corrente; a um contexto artístico, a uma aproximação que torne tais limites decorativos mais imprecisos. Também o reconhecimento da aplicabilidade nos contextos presentes de produção do design ou a sua revisão de acordo com materiais disponíveis no mercado nacional. Ou ainda, porque a equipa se formou apenas para este breve projeto, comprovar a validade de uma metodologia de trabalho colaborativa, necessária a tarefas de maior exigência laboratorial, ao mesmo tempo que se efetiva uma arqueologia tecnológica dirigida à recuperação de processos historicamente distantes do contexto belas artes. No final este projeto concretizou uma incursão inesperada mas útil a um grupo de estudantes e a janela de oportunidade surge para reparar informações perdidas, partilhadas. Este projeto centrou-se sobre a criação de diferentes padrões marmoreados sobre papel, dos clássicos, aos experimentais, no desenvolvimento de fórmulas de banho e preparação de tintas e pigmentos.
LÁZARO . ARQUEOLOGIA DE UM PATRIMÓNIO TECNOLÓGICO DE ORIGEM COMERCIAL
O objetivo deste último projeto, identificar e reconstituir no presente o modo como o património tecnológico de origem comercial pode ser replicado nesse último reduto, e a partir do qual pode ainda continuar a ser produzido: o contexto da gravura original. Sob esta orientação, a par da documentação e estudo de material original existente nas coleções da FBAUP, este projeto pretende mostrar e partilhar a intensa declinação tecnológica presente nesta área da reprodução da imagem , especificamente das tecnologias fotomecânicas, revendo um território histórico situado no cruzamento entre a fotografia e a gravura, o uso comercial da imagem e o uso artístico da mesma. Para o cumprimento deste propósito, a metodologia de trabalho adoptada, parte de uma arqueologia tecnológica, que elege numa primeira fase a identificação dos processos fotomecânicos correntemente adotados nas oficinas em contexto académico, a documentação dos processos ainda usados em contexto industrial e, ainda, a recuperação de vasta literatura técnica sobre procedimentos atualmente em desuso e sua possível reedição. Toda a intensa experimentação e aplicação aqui necessárias baseiam-se em projetos de criação de livros de artista e publicação de autor, e são conduzidos, testando sistemas de reprodução que agilizam a sua disseminação em maior escala, revisitam processos históricos ou testam as suas premissas para a criação de um espaço intimista e único. O propósito destes estudos tecnológicos matriciais, é o ensino, a comunidade académica e artística, a investigação do património e a sociedade em geral”.
OUTPUTS (em 2016/2017): Exposição documental do trabalho reunido e produzido integrada em workshop Print Preview V Casa Soleiro: Museu da Faculdade de Belas Artes (segundo semestre de 2017); Master class coordenado e leccionado por Graciela Machado, Rui Vitorino Santos, Arlindo Silva, e com a participação de Peter Bosteels “ Gravura a topo: história, produção e aplicação à Publicação ilustrada”, Museu da FBAUP, 29 Março 2016; Jornal Print Preview/V Casa Soleiro, por Carmen Chofre, Guillermo Bermudo e Paqui Salguero ed Graciela Machado, publicação documental sobre workshop Print preview V; publicação de um portfolio de autor edição limitada em fotogravura In Pure Print Album, Agosto 2016; Seminário Em torno da Obra de Marques de Abreu, Coordenado Graciela Machado, Susana Lourenço Marques, maio 2016; publicação de tutoriais dedicados ao uso tecnologias fotomecânicas como estratégia investigativa e pedagógica sob a designação manuais processos; Publicações IN PURE PRINT PAPER.