Investigação

A oficina de gravura é um espaço ativo e acolhe actividades de investigação a partir dos formatos vinculados a uma prática oficinal: workshops, demonstrações, master class e programas de artista em residência. Nos arquivos é possível aceder às publicações PURE PRINT PUBLICATION, livros de oficinas  com espécimes obtidos, e vários outros documentos compilados com o objetivo de documentar e tornar acessível aos seus utilizadores a investigação aplicada em curso e intensa experimentação tecnológica aí desenvolvida.

Tal entendimento do espaço oficinal como uma plataforma de investigação, produção e criação, concretiza-se no acolhimento de programas como PURE PRINT, encontro internacional de Gravura, e a vários projetos de investigação e de prospeção (papel marmoreado, D'Après Abel Salazar) organizados  em estreita articulação com as actividades formativas  da FBAUP, e muito em particular com o ensino pós-graduado.

O programa da pós graduação em gravura, organizado em dois semestres,  inclui vários momentos de recriação, verificação e validação de processos e práticas oficinais ensaiados ou ainda em curso, e permite o contato com investigadores do i2ADS e de outros centros de investigação.  

A existência de uma oficina de gravura ativa e reapetrechada de raiz na FBAUP, com fortes ligações com outros centros de Investigação e produção artística, tem o potencial para se afirmar como um ambiente flexível e especializado para a promoção de prática profissional relacionada com a prática artística, publicação independente, oficinas de edição, ensino, formação. Por outro lado, a existência de várias coleções (Coleção do fundo antigo e reservados)  de desenho e gravura na UP, assim como um arquivo de livro antigo intrinsecamente ligado a processos de impressão,  definem-se como outro fundamento aprofundar o conhecimento, a criatividade e o debate em torno desta cultura material.

Pure Print

PURE PRINT, aborda a gráfica contemporânea de campo expandido, nos seus possíveis cruzamentos com outras áreas tecnológicas existentes na FBAUP, Vidro, Cerâmica, Fotografia, Desenho, e enquadra-se nas atividades dos Núcleos de Investigação em Desenho do I2ADS , Núcleo Arte e Design e Núcleo Arte Intermedia (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). O histórico de projetos desenvolvidos situa-se no encontro Da impressão ao livro de artista, organizado em 2012 e projectos pluridisciplinares IJUP. Dando continuidade à sua linha científico-técnica, aborda sistemas não tóxicos de impressão, processos históricos da fotografia e gravura fotomecânica tradicional, a combinação de com tecnologias digitais, e revisão de novos desenvolvimentos para processos de fotogravura sobre vários suportes (princípios permeográfico, calcográfico, planográfico). Aqui também assiste o propósito da sua recuperação de acordo com os atuais parâmetros de segurança e baixa toxicidade. Uma outra vertente, visa criar alternativas de oficina compatíveis com ambientes oficinais rudimentares, desenvolvendo emulsões de aplicação direta sustentáveis, em substituição dos procedimentos com origem industrial, como é o caso dos fotopolímeros, ou emulsões diretas usadas na indústria eletrónica. Esta mesma vertente, pressupõe a auscultação e recuperação de procedimentos industriais e/ou artísticos caídos em desuso, numa arqueologia industrial e científica que recupera etapas e conhecimentos de contextos não artísticos, com posterior desenvolvimento de novas soluções aplicadas à produção gráfica contemporânea. Dado o ambiente pluridisciplinar em que se enquadra a área da gravura, pretende-se ainda dar continuidade a projetos de aplicação de tecnologias industriais.
O projeto desenvolve-se em torno de vários tipos de actividades teórico-práticas convergentes: workshops, demonstrações, palestras, criação de publicações, exposições, orientação de trabalhos de pós-graduação, programas de artista em residência, apresentados numa base anual através de encontros temáticos (Pure Print 2013, Pure Print 2014, Pure Print 2015, Pure Print 2017) projetos de prospeção de curta duração (papel marmoreado, papel de transporte, gravura a topo história, produção e aplicação à publicação ilustrada, d’Après Abel Salazar) e projeto “Lázaro arqueologia de um património de origem comercial”.