Investigação
Investigação
A oficina de gravura é um espaço ativo e acolhe actividades de investigação a partir dos formatos vinculados a uma prática oficinal: workshops, demonstrações, master class e programas de artista em residência. Nos arquivos é possível aceder às publicações PURE PRINT PUBLICATION, livros de oficinas com espécimes obtidos, e vários outros documentos compilados com o objetivo de documentar e tornar acessível aos seus utilizadores a investigação aplicada em curso e intensa experimentação tecnológica aí desenvolvida.
Tal entendimento do espaço oficinal como uma plataforma de investigação, produção e criação, concretiza-se no acolhimento de projetos de investigação artística, como o PURE PRINT, encontro internacional de Gravura, quer nas suas vertentes, quer no acolhimento de etapas de prospeção e experimentação tecnológica desenvolvidas, no âmbito de projetos neste integrados, como o Papel Marmoreado ou o D'Après Abel Salazar, organizados em estreita articulação com as actividades formativas da FBAUP e muito em particular com o ensino pós-graduado. Atualmente estão ativos os projetos GroundLAB/i2ADS e SHS - Soil, Health, Surrounding: Former Mining Areas, Characterization, Risk Analysis and Intervention, com as estruturas oficinais a responderem aos desafios de metodologia de trabalho baseada numa arqueologia tecnológica de processos gráficos e fotográficos.
Os programas das unidades curriculares de gravura, de primeiro (licenciatura em Artes Plásticas e licenciatura em Design de Comunicação) e segundo ciclo (Mestrado em Artes Plásticas), organizados nos dois semestres incluem vários momentos de recriação, verificação e validação de processos e práticas oficinais ensaiados ou ainda em curso e permite o contato com investigadores do i2ADS e de outros centros de investigação.
A existência de uma oficina de gravura ativa e reapetrechada de raiz na FBAUP, com fortes ligações com outros centros de Investigação e produção artística, tem o potencial para se afirmar como um ambiente flexível e especializado para a promoção de prática profissional relacionada com a prática artística, publicação independente, oficinas de edição, ensino, formação. Por outro lado, a existência de várias coleções (Coleção do fundo antigo e reservados) de desenho e gravura na UP, assim como um arquivo de livro antigo intrinsecamente ligado a processos de impressão, definem-se como outro fundamento para aprofundar o conhecimento, a criatividade e o debate em torno desta cultura material.
Manuais
Os manuais Pure Print que aqui se disponibilizam resultam de mais de uma década de investigação coordenada por Graciela Machado, com colaborações de inúmeras equipas técnicas. Parte dos manuais aqui publicados estão integrados em livros temáticos de maior abrangência tecnológica, outros estão ainda em revisão. Para acesso a outras publicações da mesma coleção editadas pelo i2ADS consultar:
MANUAIS ANTOLÓGICOS:
Gravura fotomecânica: do pós-fotográfico ao digital na gravura em oco sobre metal
Litografia in situ: pedra e papel
Diazotipia: a começar pelo Ozalid
CADERNOS TECNOLÓGICOS
Caderno tecnologico I: litografia in situ. Tintas, papéis preparados e impreessão
RESERVA TECNOLÓGICA
VIDRO:
Papel de Transporte Waterslide
Produção e Aplicação de Decalques em Vidro
Gravação de Vidro por Abrasão e Corrosão
Vitogravura: O Vidro como Matriz e Peça Final
GRAVURA:
1 – Colagem reversível de papel
2 – Charneira em T
(em revisão)
4 – Fazer um baren
5 – Construção e aproveitamento de quadros serigráficos
7 – Encadernação de livro de páginas soltas
8 – Construir uma unidade de exposição ultravioleta portátil
9 - Protocolo de limpeza para tintas à base de óleo
11 – Impressão por molde em gesso aplicado sobre cartão
12 – Impressão por molde em gelatina
13 – Verniz mole sobre cobre, gravura ao natural
15 - Fazer carimbos em linóleo
16 - Vernizes para água-forte de um só ingrediente
18 - Aplicação de mordente salino para gravação de chapas de zinco e alumínio
20 - Trajetos da gravura a partir da madeira
21 - Offset
PURE PRINT
(FBAUP/i2ADS)
Coordenado por Graciela Machado
Pure Print i2ADS Pure Print 2017 Pure Print 2015 Pure Print 2013
Pure Print aborda a gráfica contemporânea de campo expandido, nos seus possíveis cruzamentos com as áreas tecnológicas e científicas do Vidro, Cerâmica, Fotografia, Pintura, Desenho. O histórico de projetos desenvolvidos situa-se no encontro da impressão ao livro de artista, organizado em 2012 e projetos pluridisciplinares IJUP/UP. Dando continuidade à sua linha científico-técnica, aborda sistemas não tóxicos de impressão, processos históricos da fotografia e gravura fotomecânica tradicional, a combinação com tecnologias digitais, e revisão de novos desenvolvimentos para processos de fotogravura sobre vários suportes (princípios permeográfico, calcográfico, planográfico). Aqui também assiste o propósito da sua recuperação de acordo com os atuais parâmetros de segurança e baixa toxicidade. A linha de investigação mais presente dirige-se a identificar e reconstituir no presente um património gráfico e fotográfico de origem comercial e sua apropriação no contexto da gravura original. Parte do levantamento, estudo e revalidação de procedimentos de transferência baseados num princípio de autogénese antecipadores do paradigma fotográfico, e prolonga a análise dos princípios criativos da reprodução ao estudo de métodos pós fotográficos e digitais. Foca-se na adaptação de procedimentos originários de contextos industriais e na recuperação arqueológica de procedimentos e respeito pelas metodologias de produção nos vários centros de produção onde ainda são praticados- contextos académicos, oficinas de edição, contexto comercial e industrial assim com o estudo de tratados e manuais editados em particular entre século XVIII e início século XX. Uma outra vertente, visa criar alternativas de oficina compatíveis com ambientes oficinais rudimentares, desenvolvendo métodos sustentáveis. Esta mesma vertente, pressupõe a auscultação e recuperação de procedimentos industriais e/ou artísticos caídos em desuso, numa arqueologia industrial e científica que recupera etapas e conhecimentos de contextos não artísticos, com posterior desenvolvimento de novas soluções aplicadas à produção gráfica contemporânea. As metodologias de revisão tecnológica implicam o estudo transversal aos procedimentos mais clássicos, e estudo sistemático às suas competências reprodutivas sedimentadas em séculos de inovação tecnológica transmitidos a partir da relação com os mestres no ativo, ou com a recriação com base documental. Sob esta orientação, a par da documentação e estudo de material original existente nas coleções e espólios, da FBAUP e outros, o recurso aos contributos de gravadores profissionais e respetivas escolas, este projeto documenta e disponibiliza a intensa declinação tecnológica presente na imagem impressa, pré e pós fotográfica. O cumprimento deste propósito, verifica-se na reconstituição seguida da recondução tecnológica à prática artística conduzida nas oficinas de técnicas de impressão situadas em contexto académico. Assim, da identificação dos processos gráficos e fotográficos correntemente adotados, à documentação dos processos usados em contexto industrial passíveis de integração em oficina artística, a conversão de vasta literatura técnica sobre procedimentos alguns dos quais em desuso, e atualização tecnológica de acordo com soluções mais compatíveis, verte para manuais úteis a uma nova geração de praticantes. O projeto faz-se acompanhar de várias fases de ensaio, experimentação e aplicação, a primeira concorrida por formatos que incluem a sistematização tecnológica com equipas locais à realização de workshops, seminários e demonstrações com investigadores convidados; para documentar e compilar, recorre-se a criação de livros de espécimes, manuais, livros de artista e portfolios de obra gráfica. Uma das vertentes de divulgação situa-se na produção própria de livros de artista, publicações e edições limitadas de autor, presentes em Publicações como PPP - Pure Print Publication, In Pure Print Paper, D’après Abel Salazar criados nas oficinas a partir de recursos aí existentes, em parceria com empresas de encadernação e impressão locais. O projeto inclui ainda outros tipos de atividades teórico-práticas convergentes: palestras, exposições e programas de artista em residência, apresentados numa base anual através de encontros temáticos (Pure Print Classical Printmaking in contemporary art 2013, Pure Print Elements 2014, In Pure Print 2015, Pure Print Madrid. Book_Art Edition 2017 , Pure Print Porto 2018). As várias linhas de investigação diferenciam-se em projetos de pesquisa de curta duração (Papel Marmoreado: Reprodução e Criação em Contexto Oficinal na FBAUP; Verniz Brando na Gravura em Contexto Reprodutivo e Original; Papel de Transporte: Produção e Aplicação Prática em Contexto Oficinal na FBAUP; Gravura a Topo: História, Produção e Aplicação à Publicação Ilustrada; D’Après Abel Salazar; Lázaro: Arqueologia de um Património Tecnológico de Origem Comercial; Vidro e Impressão: Monocozeduras sobre Superfícies Vítreas; Gilotagem: Reconstrução Tecnológica de uma Técnica do Século Dezanove; Ozalid: entre Cópia e Original).
Publicações
Projetos
PROJETO SHS - SOIL HEALTH SURROUNDING:
FORMER MINING AREAS, CHARACTERIZATION,
RISK ANALYSIS AND INTERVENTION
abril de 2021, março de 2023
The waste resulting from coal mining activities, Sb-Au and W (N Portugal) deposited in heaps, represent a source of pollution in the surrounding soils and aquifers. Environmental pollution will be assessed to determine mitigation measures to restore the health of these resources. The sociological impact associated with the exploitation of geological resources and the perception of risks and dangers to the population will be addressed. Within this framework, it is intended to carry out an integrated characterization of mining waste, soils, and waters affected by these mining structures, to identify the environmental impacts, and to contribute to their mitigation by assessing the health of soils and water. This integrated study, based on data from advanced methodologies and petrographic, geochemical, physical, geophysical, and environmental techniques allows the evaluation of the changes occurring in the waste materials and soils, providing insight into potential environmental impacts. On the other hand, leachates from these tailings reach the ecosystems promoting ecotoxicological effects on aquatic species and plants where bioavailable compounds represent significant stress to these species, as well as soil toxicity affecting plant growth, visible through their morphological parameters and pollen quality. The project includes only "RL1 - Soil health surrounding a former mining area: the case studies of coal, Sb-Au and W mines - A multidisciplinary approach to the effects of the mining activities on the health of the surrounding soils and waters".
i2ADS participation: Art provides a research space whose methods offer a range of discursive, visual, and sensorial/sensorial strategies that complement the regimes of scientific rational objectivity. Considering the theme, we will employ as research methodology the format of an artistic residence. These collective and individual residences will focus on the two places of this Project and will function as incubators of new experiences, where human relations and knowledge are forged. Led by researchers/artists the residencies will: think about the health of the grounds and possible implications of poetic natures; meet, convene, and engage the local community in educational and artistic activities related to the focus of the research; investigate the topology of mediation of the sites to be studied, specifically the role that media and its representations play in the understanding and invention of space; collect on-site materials upon which collective artistic fabrications and reconstructions will be made; undertake the reconstruction and artistic updating of technologies used in and around the sites through technological archaeology that will act as a lens to study these specific sites.
PROJETO EXPERIMENTAL GROUND LAB
(FBAUP/i2ADS)
RESIDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
A DECORREREM NA CASA MUSEU DIAS OLIVEIRA
(BIENAL DA ARDÓSIA 2021)
2018, 2024
O projeto Ground LAB inscreve-se no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sendo Coordenado por Domingos Loureiro, Graciela Machado e Rui Vitorino Santos, e nasce da consciência da perda imaterial de conhecimento sobre o fazer. Diversas tecnologias, ferramentas e processos, têm sido votados ao abandono e esquecimento, por vezes definitivo, assente numa visão de velocidade e progressão tecnológica que suprime o conhecimento anterior. Assenta, ainda, na condição que a investigação e prática artísticas são território favorável para a introdução ou reintrodução tecnológica, como ferramenta que pode potenciar recuperação e eventualmente inovação no uso, aplicação e interpretação. O território de Valongo será a base do laboratório, como espaço de introdução primordial das matérias, mas também dos procedimentos técnicos e simbólicos que estão associados à Ardósia. O projeto compreende ainda uma dupla condição: o envolvimento de equipas de investigação transdiciplinares e de diferentes graus, e a relação contínua entre a pesquisa, reconstrução e implementação pela arte, como princípios geradores de uma recolha, reconstrução, recondução e aplicação de tecnologias, ferramentas, procedimentos ou matérias. Desta forma, o Ground LAB centra-se no desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de atuação, desde a gravura, à escultura, à pintura, à cerâmica, ao vidro, ao têxtil, e, à ilustração, atuando ainda com áreas como a botânica, a química, a engenharia, a arquitetura, entre outras. A equipa é composta por investigadores de diferentes ciclos dividindo-se em grupos de investigação que trabalham a partir de propostas concretas, iniciando com um processo de arqueologia tecnológica, reconduzindo-a posteriormente para usos poéticos e artísticos em áreas distintas daqueles de onde se extraem, promovendo novas perspetivas, implicações práticas e recondução de saber fazer. Ground LAB assume a importância do saber fazer como território central da prática artística, envolvendo e promovendo o conhecimento pela experimentação laboratorial. Simultaneamente potencia a revisitação de um conhecimento que se vai perdendo, registando-o e testando-o como forma de conhecimento teórico e empírico, em contextos transdiscilinares e e intergeracionais. O projeto pretende albergar investigações financiadas ou não pela FCT ou similares, bem como acolher propostas individuais ou de coletividades que se enquadrem nos propósitos do projeto.
The project is born out of the awareness of the immaterial loss of knowledge about doing. Various technologies, tools and processes have been voted for abandonment and forgetfulness, sometimes definitive, based on a vision of speed and technological progression that suppresses previous knowledge. It is also based on the condition that artistic research and practice are favorable territory for the introduction or technological reintroduction, as a tool that can enhance recovery and eventually innovation in use, application and interpretation. The territory will be the base of the laboratory, as a space for the primary introduction of materials, but also for the technical and symbolic procedures associated with it. The project also comprises a double condition: the involvement of transdisciplinary research teams and of different degrees, and the continuous relationship between research, reconstruction and implementation by art, as principles that generate a collection, reconstruction, renewal and application of technologies, tools, procedures or matters. Thus, Ground LAB focuses on the development of research in different areas of activity, from printmaking, sculpture, painting, ceramics, glass, textiles, and illustration, also working with areas such as botany , chemistry, engineering, architecture, among others. The team will be composed of researchers from different cycles, divided into research groups that work based on concrete proposals, starting with a process of technological archeology, then leading it back to poetic and artistic uses in areas other than those from which they are extracted, promoting new perspectives, practical implications and renewing know-how. Ground LAB assumes the importance of know-how as the central territory of artistic practice, involving and promoting knowledge through laboratory experimentation. At the same time, it enhances the revisiting of knowledge that is lost, documenting and testing it as a form of theoretical and empirical knowledge, in transdisciplinary and intergenerational contexts.
PROJETO EXPERIMENTAL PURE PRINT
(FBAUP/i2ADS)
OZALID ENTRE CÓPIA E ORIGINAL
setembro de 2020, novembro de 2021
Equipa - Coordenação: Graciela Machado; Assistência de produção: David Lopes (doutorando FCT/DAP), Marta Belkot (doutoranda FCT/DAP), Ronaldo Ranfa (Mestrando MAP), Rafaela Lima (LAP), Adriana Nóbrega (LAP), Claúdia Alves (LDC); Colaboração: Catarina Marques da Cruz.
Projeto experimental integrado e com financiamento no projeto Pure Print.
O estudo do Ozalid, como um de entre os vários processos usados para a cópia e duplicação da imagem, após reconstrução tecnológica em contexto oficinal da FBAUP é proposto como ferramenta artística. Aos vários intervenientes, após etapa de identificação de fontes e moldes de uso de produtos remanescentes disponíveis em contexto comercial proporciona-se a observação, compreensão e reativação de recursos tecnológicos rotulados de obsoletos e a seu tempo recursos presentes na prática artística. A possibilidade de relacionamento é conduzida ao longo de várias etapas, as primeiras das quais dedicadas a rever as suas condições de uso no passado; observar as qualidades intrínsecas a processo usados como cópia e duplicação em escritório, atelier, até analisar o conjunto de ações relacionados com a própria ação de editar e publicar no passado e na contemporaneidade; acionar um princípio de arqueologia tecnológica, reatando o uso experimental de equipamentos; encetar um estudo de ferramentas e imagens, produzidas pelo ofício do arquiteto e sua transversalidade em práticas projetuais e artísticas; provocar um interesse na relação com a heterogeneidade destas matérias sensíveis e do seu sentido que extravasa a finalidade reprodutiva; romper em espaço académico com as atuais limitações de acesso a tecnologias e alargar o seu uso a várias áreas da prática editorial; responder ao interesse de artistas, arquitectos, designers, ilustradores pelos meios reprográficos comerciais, tornando possível o seu uso inclusivo deste (re)conhecimento laboratorial.
O projeto abrange: residências, workshops, exposição e seminário relacionados, como oportunidade de reatar os relacionamentos e propostas de arquitectos, designers, artistas e reequacionar ideias em função de releitura dos modos de uso das tecnologias.
Gillotage: Exploring a mid-nineteenth century relief printing technique
Graciela Machado, Marta Belkot, Sandra Brás
PURE PRINT: i2ADS, FBAUP
IMPACT printmaking journal
ISSN 2732-5490
Graciela Machado, Marta Belkot
Graciela Machado, Marta Belkot
Graciela Machado, Marta Belkot
PROJETO EXPERIMENTAL PURE PRINT (FBAUP/i2ADS)
GILOTAGEM: RECONSTRUÇÃO TECNOLÓGICA
DE UMA TÉCNICA DO SÉCULO DEZANOVE
janeiro de 2019, 2021
Equipa - Coordenação: Graciela Machado; Assistência de produção: Marta Belkot (doutoranda DAP), Sandra Costa Brás( doutoranda DAP); Colaboração: Catarina Marques da Cruz (técnica de Gravura da FBAUP)
Com este projeto dedicado à reconstrução tecnológica da Gilotagem complementam-se anteriores estudos dedicados a estudar as técnicas de reprodução de imagens usadas em combinação com a impressão tipográfica. Da reconstituição de uma oficinas de gravura a topo em território nacional, com a qual se produziam as ilustrações que acompanhavam os textos nas revistas ilustradas de final de século dezanove passamos ao estudo da técnica pré-fotográfica, que solucionou o problema da reprodução da imagem em contexto comercial. De acordo com este enunciado pretende-se analisar as várias vertentes possíveis para uma técnica em desuso e desconhecida, a mesma que abriu a porta a alternativas fotomecânicas posteriores. Do processo pré-fotográfico, baseado ainda no transporte da imagem litográfica para a chapa de zinco, ao uso dos papéis preparados para tradução do desenho, combinados com processos fotomecânicos, história e inovação tecnológica são tratadas e revistas nos seus pressupostos reprodutivos.
Através de um conjunto de ensaios procede-se à revisão das fórmulas de produção de papéis e tintas de transporte, aplicados na litografia comercial e artística; adaptação das etapas e processos de mordedura possíveis em contexto oficinal académico; identificação de originais e estudo comparativo com resultados obtidos em contexto académico; revisão de métodos no sentido da exclusão de etapas ou materiais potencialmente mais agressivos e incompatíveis com atuais princípios de segurança implementadas; produção de imagens de referência e de obra.
Acessibilidade de materiais e sua adaptação a atual disponibilidade de matérias primas no mercado serão pois, aspetos oficinais tratados de forma detalhada, de modo a definir soluções a serem adotadas de futuro. As implicações do desenvolvimento técnico, de ordem plástica e conceptual serão também tocadas e articuladas, considerando o potencial tradutor e reprodutivo que possui, a par de um potencial experimental, esse sim, ainda por explorar em contexto artístico, com arranque na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
O vídeo produzido documenta os espaços oficinais nas semanas a anteceder a saída dos trabalhos para Macau.
PROJETO MACAU
maio, junho de 2019
Na FBAUP, em resposta a proposta de organização de exposição "Art City Art Creations", no Politécnico de Macau interpretou-se o uso das oficinas de técnicas de impressão como um espaço de colaboração para a edição de autor. Com o pretexto de reunir trabalhos representativos de uma instituição verificou-se também como editar dentro de portas, com professores, estudantes lado a lado e com o entendimento que cada um tem e/ou constrói, sobre como as suas imagens podem ser traduzidas pelos meios colocados ao dispor pela equipa técnica da gravura. E se as ocasiões para editar são raras, elas têm acontecido de forma discreta na FBAUP, parte das vezes associadas precisamente a propostas de intercâmbio internacional como esta, porque a gravura, na sua natureza múltipla e colaborativa, se revela solução ágil para colocar vários autores a partilhar aquilo que um espaço académico pode ser: um espaço de edição.
Para este projeto foram editados trabalhos em serigrafia, fotopolímero, gravura em água forte e litografia, todos eles destinados a exposição "Art City Art Creations".
Machado, Graciela, Modesto, António, Dolbeth, Júlio, coordenação de exposição "Art City Art Creations", FBAUP/SA MPI, no Politécnico de Macau, junho de 2019.
PROJETO D’APRÈS ABEL SALAZAR
setembro 2016, 2018
Iniciado em setembro de 2016, o projeto D'après Abel Salazar: arqueologia, verificação, projeção, uma colaboração entre a Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), através do seu Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão (MDTI), pretende redescobrir as técnicas de gravura usadas por Abel Salazar. Apoio Pure Print.
São águas-fortes, pontas secas e monotipias consideradas de grande qualidade mas de particular execução pois é notório que Abel Salazar não usava a técnica de gravura como meio de reprodução técnica, tal como era usual no seu tempo, mas como forma de experimentação gráfica, e é a partir deste pressuposto que se pretende refletir sobre várias questões: de que modo os processos de desenho e gravura possuem uma natureza experimental e de que forma estão relacionados; como se caracterizam os seus modelos de trabalho; como se relacionam desenhos e gravuras com as restantes áreas de atuação de Abel Salazar; como podem estas pistas servir uma prática artística hoje e como pode esta apoiar o entendimento da obra de Abel Salazar. Apoio Pure Print.
Este estudo sobre a Coleção da Casa Museu Abel Salazar tem assim por particular enfoque, a compreensão das circunstâncias processuais do desenho e da gravura, e assenta sobre um programa de divulgação dos resultados baseado em novas formas de documentação e leitura da coleção, segundo temas pertinentes à contemporaneidade e modelos de investigação alternativos na FBAUP.
O projeto desenvolve-se em torno de uma exposição como formato central para a apresentação de trabalhos individuais e colectivos, reunidos ao longo de um semestre de trabalho, por estudantes de pós graduação. Estes são criados a partir da recriação tecnológica de etapas, reconstituição de materiais e espaços oficinais, replicação do uso de instrumentos, técnicas, modos e métodos descodificados a partir do estudo da obra do autor em análise, Abel Salazar. Concretizaram-se ensaios a sistematizar e apropriar metodologias de investigação baseadas na recriação tecnológica, através da cópia e interpretação direta das obras e fontes primárias, apoiando a classificação, o registo e o acesso a novos dados sobre objetos originais. Verifica ainda este projeto, os modos como as coleções podem beneficiar deste tipo de estudo. O que se descreve e explicita não são apenas as circunstâncias processuais, os materiais, as técnicas e a sua tradução através das mãos de artistas em formação: acrescenta-se o seu uso como ferramenta pedagógica, provocadora de trabalhos originais. Sublinha-se, podem os dados recolhidos conciliar uma investigação simultaneamente formativa e especulativa e garantir um reconhecimento tecnológico de suporte ao desenvolvimento de novos estudos, sejam estes conduzidos por estudantes de Belas Artes ou outros investigadores. Neste projeto propõe-se uma alternativa a uma abordagem da história da arte e da crítica, usando também da tradução e transformação das obras em material original, como princípio de compreensão dos aspectos tecnológicos, científicos, estéticos e culturais que suportam a obra de Abel Salazar.
A componente projeção engloba já uma relação com uma seleção dos projetos realizados pelos estudantes à unidade curricular de Atelier Oficina do Mestrado em Desenho e técnicas de impressão.
Projeto desenvolvido por estudantes do mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, na FBAUP, sob coordenação da professora Graciela Machado, numa parceria com a Casa Museu Abel Salazar
Organização e coord. de Graciela Machado / MDTI, FBAUP / i2ADS
Casa Museu Abel Salazar, Luísa Garcia Fernandes
Exposição D’Après
A convergência entre laboratório/oficina/natural na metodologia Abel Salazar ressoa com o projeto contemporâneo transversal de destituir a natureza do seu estatuto arcádico, sublinhando a sua palpabilidade e subsequente flexibilidade enquanto objeto epistemológico. Nesse sentido, a partir da prática do médico, pintor e gravador português é possível traçar linhas de renegociação com o natural, investindo numa fluidez categórica na construção de uma ecologia dinâmica.
É a partir deste pressuposto que a exposição D’après pretende enquadrar a obra de Abel Salazar, sublinhando a transversalidade de espaços, e metodologias inerentes; a plasticidade do arquivo enquanto instrumento de investigação; a permeabilidade do objeto documental e a constituição do natural enquanto plataforma de especulação e reconstrução ontológica.
A exposição conta com a participação de estudantes de pós-graduação e licenciatura da FBAUP , que durante dois anos, ao abrigo do projecto D’après apoiado pela Reitoria da Universidade do Porto, e numa parceria com a CMAS — Casa Museu Abel Salazar, desenvolveram actividades várias de investigação e criação artística.
ORG: Departamento de Desenho FBAUP
MOVING STREET PROJECT
2018
MOVING STREET: URBAN NARRATIVES: FICTION, REALITY, PRINTMAKING with Anna Janusz-Strzyż (PL)+Graciela Machado (PT) & Noémia Herdade Gomes (PT)
MOVING STREET: TRANSITIONAL URBAN MATRIX with Sybilla Skałuba and Izabela Łęska (PL) & Rui Neto(PT) & Carlos Machado e Moura (PT)
MOVING STREET: PRINTMAKING TACTICS: OLD AND NEW PHOTOMECHANICAL PRINTING TECHNIQUES with Guntars Sietiņš e Janis Murovkis (LV) +Graciela Machado(PT)
O programa Moving street parte da rua de Belomonte e duas lojas aí situadas Francisco Costa & irmão, Escovaria de Belmonte. A partir destas participantes irão produzir gravuras, em pontos precisos e seleccionados situados dentro e fora dos edificios e lojas, observando a relação entre os mesmos e a rua. Um dia intensivo dedicado ao desenho sobre chapa de cobre ou linóleo, criados in situ, analisa a relação endre o dia à-à dia de uma rua, dos objectos, lugares, habitantes. Os conteúdos do programa são criados a par tir de encadeamento de workshops situados no mesmo local, onde materais e artesania são objecto de análise e princípio de produção de imagens impressas.
A par das componentes práticas das duas semanas concretizadas em formato workshop intensivo decorrem demonstrações abertas na Rua do Belomonte (PRINT PROBLEMS) e na FBAUP, exposições de artistas convidados na FBAUP (PRINT PROPOSALS) e Artist Talks na FBAUP também. Do grupo de trabalho fazem parte participantes inscritos e artistas convidados e investigadores e colaboradores do i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e CEAU (Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo).
"Working from pre-set street Rua do Belomonte and their local business- Francisco Costa & irmão, Escovaria de Belmonte, participants will develop printed material, working from selected spots located both inside buildings and shops, overlooking the street. One full day intensive drawing on copper plate or linoleum, created in situ, will study the relationship to the everyday world of objects and places, which in turn represent emotions and connections to the city scape. Their content will be developed within a workshop structure where materials and local craft will be used to make tools and the printed images. Traditional mediums such as linocut, stencil, copper intaglio will be reclaimed and used as content through technique. Multiplied in numbers as to survive the city, printed materials will contribute to preserve what is not visible: the capacity to produce locally, to tackle down a local trade and industry’s risk of stagnation and eviction, to identify a material weighed down in tradition, to go beyond traditional offered practices and explore techniques and materials still found in local downtown and around the city. Along the week, moving between the street and printmaking workshop located at Faculty of Fine art University of Porto, will end into a final exhibition presented in Rua do Belomonte".
PURE PRINT, projecto de investigação conduzido no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade unidade de investigação sediada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), em colaboração com o projecto ‘Coleção de Desenhos’, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).
David Lopes, Graciela Machado
PURE PRINT: i2ADS, FBAUP
IMPACT printmaking journal - 2º volume, Outono 2020
ISSN 2732-5490
PROJETO EXPERIMENTAL PURE PRINT
(FBAUP/i2ADS)
VERNIZ BRANDO NA GRAVURA
EM CONTEXTO REPRODUTIVO E ORIGINAL
2017, 2018
Com este projeto dedicado ao estudo da técnica de verniz mole, pretende-se analisar as várias vertentes possíveis para uma técnica pouco tratada em contexto académico FBAUP. Situando o uso de um verniz brando no contexto da gravura original, analisam-se as suas diferentes vertentes – conjugação com uso da cor, objetos impressos e técnica do lápis – e através de um conjunto de testes, procede-se à revisão das fórmulas de produção de vernizes, à análise dos vernizes disponíveis no mercado profissional e seu estudo comparativo e dos aspetos relativos com recurso a vários metais e dos tipos de papel de levantamento usados e sua interferência na transposição do desenho. Serão pois os aspetos oficinais tratados de forma detalhada, de modo a tratar e definir claramente quais as soluções que importam para cada projeto, e usadas as fontes históricas que nos permitem focar este tema atendendo a um contexto histórico residualmente descrito em manuais e tratados de gravura. As implicações do desenvolvimento técnico, de ordem plástica e conceptual, serão também tocadas e articuladas, considerando o potencial tradutor e reprodutivo que possui.
O projeto é coordenado por Graciela Machado e assistência de produção de Catarina Marques da Cruz, Marta Belkot e Alexandra Rafael. Na equipa de investigação participaram Maria Silva (mestranda MDTI), David Lopes (mestrando MDTI), Inês Bessa (mestranda MDTI) e Elena Fornasa (estagiária ao abrigo do programa Erasmus+), Dennise Vacarello (doutoranda Universidade de Vigo). Colaboração de Sebastian Lubinski (Polónia).
Vertentes:
– verniz mole com técnica original (monocromática)
– verniz mole com cor
– verniz mole com objectos impressos
Programa
Investigação histórica (história e história de arte):
– recolha de documentos acerca dos conjuntos de métodos em estudo na vertente impressão objectos e maneira do lápis;
– levantamento de referências e comentários sobre o uso dos métodos aplicados na gravura em contexto reprodutivo e original;
– revisão de tratados e manuais traduzidos para português ou estudo de relatos e testemunhos de artistas + revisão de tratados em língua inglesa e francesa sobre os métodos em questão;
Levantamento técnico:
– recolha e identificação das características intrínsecas ao conjuntos de métodos de estudo em contexto de gravura original: detalhes do trabalho e de técnicas de execução, ferramentas específicas, papéis de levantamento usados segundo fontes bibliográficas, fórmulas de vernizes usados;
– desenhos preparatórios e outras componentes técnicas de transposição da composição;
– estabelecer um comparativo entre processos com diversas origens através da criação de um livro de oficinas, contemplando as duas vertentes;
Análise laboratorial:
– análise detalhada das características de cada instrumento e material para estudo de revisão da sua aplicação;
– determinar que materiais caíram em desuso, sobretudo nas fórmulas de verniz mole actuais;
Integração de resultados:
– proceder a uma replicação em função dos interesses criativos do grupo; Cada estudante desenvolve uma das vertentes ao nível da gravação. Com as chapas, prolongam-se os testes sobre o uso da cor, técnicas de impressão com aplicação de cargas e pigmentos em separado;
– técnicas de impressão à boneca;
Actividades de divulgação:
– disseminação de resultados através Print Problems e exposição D’Après;
– criação de manual com base nos trabalhos desenvolvidos.
OUTROS ARTIGOS:
Lopes, David. Machado, G. (2020) A materialização do desenho na gravura através do estudo e produção de vernizes calcográficos. (artigo de conferência). III Colóquio Expressão Múltipla - Teoria e História do Desenho. FBAUL, Lisboa. p-68-83
PROJETO EXPERIMENTAL PURE PRINT (i2ADS)
PROJETO LÁZARO - ARQUEOLOGIA
DE UM PATRIMÓNIO TECNOLÓGICO
DE ORIGEM COMERCIAL
2015, 2017
O objetivo deste projeto, identificar e reconstituir no presente o modo como o património tecnológico de origem comercial pode ser replicado nesse último reduto, e a partir do qual pode ainda continuar a ser produzido: o contexto da gravura original. Sob esta orientação, a par da documentação e estudo de material original existente nas coleções da FBAUP, este projeto pretende mostrar e partilhar a intensa declinação tecnológica presente nesta área da reprodução da imagem , especificamente das tecnologias fotomecânicas, revendo um território histórico situado no cruzamento entre a fotografia e a gravura, o uso comercial da imagem e o uso artístico da mesma. Para o cumprimento deste propósito, a metodologia de trabalho adotada, parte de uma arqueologia tecnológica, que elege numa primeira fase a identificação dos processos fotomecânicos correntemente adotados nas oficinas em contexto académico, a documentação dos processos ainda usados em contexto industrial e, ainda, a recuperação de vasta literatura técnica sobre procedimentos atualmente em desuso e sua possível reedição. Toda a intensa experimentação e aplicação aqui necessárias baseiam-se em projetos de criação de livros de artista e publicação de autor, e são conduzidos, testando sistemas de reprodução que agilizam a sua disseminação em maior escala, revisitam processos históricos ou testam as suas premissas para a criação de um espaço intimista e único. O propósito destes estudos tecnológicos matriciais, é o ensino, a comunidade académica e artística, a investigação do património e a sociedade em geral.
OUTPUTS (em 2016/2017): Exposição documental do trabalho reunido e produzido integrada em workshop Print Preview V Casa Soleiro: Museu da Faculdade de Belas Artes (segundo semestre de 2017); Master class coordenado e lecionado por Graciela Machado, Rui Vitorino Santos, Arlindo Silva, e com a participação de Peter Bosteels “ Gravura a topo: história, produção e aplicação à Publicação ilustrada”, Museu da FBAUP, 29 março 2016; Jornal Print Preview/V Casa Soleiro, por Carmen Chofre, Guillermo Bermudo e Paqui Salguero ed. Graciela Machado, publicação documental sobre workshop Print preview V; publicação de um portfolio de autor edição limitada em fotogravura In Pure Print Album, agosto 2016; Seminário Em torno da Obra de Marques de Abreu, Coordenado Graciela Machado, Susana Lourenço Marques, maio 2016; publicação de tutoriais dedicados ao uso de tecnologias fotomecânicas como estratégia investigativa e pedagógica sob a designação manuais processos; Publicações In Pure Print Paper.
Papel marmoreado
- PPP (Pure Print Publication) a partir das Oficinas de gravura da FBAUP
+ Apresentação e lançamento em colaboração com STET – livros & fotografias
PAPEL MARMOREADO
REPRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM CONTEXTO OFICINAL NA FBAUP
2016
O Ebru teve origem nos séculos IX e X, na Turquia e constituía, em linhas gerais, uma forma de coloração e decoração de papel.Os padrões flutuantes sobre papel foram, através dos vários séculos, utilizados como uma superfície de escrita, caligrafia e, especialmente, capas de livros e folhas de guarda em encadernação. No contexto oficinal da FBAUP, variados usos e propósitos foram ensaiados: verificação da aplicabilidade de processos originários de contexto produção do livro caídos em desuso, ou em uso corrente; a um contexto artístico, a uma aproximação que torne tais limites decorativos mais imprecisos. Também o reconhecimento da aplicabilidade nos contextos presentes de produção do design ou a sua revisão de acordo com materiais disponíveis no mercado nacional. Ou ainda, porque a equipa se formou apenas para este breve projeto, comprovar a validade de uma metodologia de trabalho colaborativa, necessária a tarefas de maior exigência laboratorial, ao mesmo tempo que se efetiva uma arqueologia tecnológica dirigida à recuperação de processos historicamente distantes do contexto belas artes. No final este projeto concretizou uma incursão inesperada mas útil a um grupo de estudantes e a janela de oportunidade surge para reparar informações perdidas, partilhadas. Este projeto centrou-se sobre a criação de diferentes padrões marmoreados sobre papel, dos clássicos, aos experimentais, no desenvolvimento de fórmulas de banho e preparação de tintas e pigmentos.
Vidro e Impressão
VIDRO E IMPRESSÃO:
MONOCOZEDURAS SOBRE SUPERFÍCIES VÍTREAS
abril de 2015, 2018
Este projeto enquadra-se nas atividades do ND-i2ADS, NAD-i2ADS, em colaboração com a Unidade de Investigação Vicarte (Vidro e Cerâmica para as Artes) e o grupo Criatividade e Materiais Contemporâneos, sediado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O projeto iniciou-se em abril de 2015 tendo por objectivo consolidar e inovar componentes das pesquisas alcançadas no primeiro projeto- IJUP 2011, nº262 “Vidro e Impressão: criação de matrizes e substratos de impressão alternativos”. O projecto visa explorar várias hipóteses de modelação e impressão sobre vidro com recurso a decalques bidimensionais e tridimensionais, pela introdução de métodos experimentais de laminação e produção artesanal de superfícies de intermediação otimizadas para um contexto de criação artística artesanal. Tais soluções irão permitir desenvolver o conhecimento sobre o vidro como matéria plástica de suporte e intermediação flexível e adaptável a contextos oficinais de largo espetro. Projecto compreende como áreas principais as Técnicas de Impressão, Técnicas do Vidro, e a Ciência do Vidro. O seu desenvolvimento pressupõe uma articulação entre estas áreas artísticas. De entre as técnicas eleitas para os ensaios, destaque para criação de papel de decalque artesanal, combinadas com técnicas de kilncasting e sandcasting . A colaboração entre áreas tecnológicas sediadas na FBAUP, técnicas da impressão, vidro e cerâmica, as parcerias mantidas com CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica) e VICARTE (Centro de Investigação- Vidro e Cerâmica para as Artes), VIDROTORRE - Indústria transformadora de vidro plano, Lda , assim como a identificação e programação de atividades formativas e artísticas.
OUTPUTS (em 2016/2017/2018): Exposição documental do trabalho em exposição Bordalo Pinheiro, 170 anos depois por alunos das Belas Artes, Reitoria da UP, Julho de 2016 a setembro de 2016 e Museu de Vidro, Marinha Grande; curso livre organizado no âmbito do serviço de formação contínua “Decalques: imagem sobre vidro”, na FBAUP; livro das oficinas. Submissão e publicação em livro de actas de artigo, Ana Margarida Rocha, Teresa Almeida, Graciela Machado, Production and application of ceramic decal technology on vitreous substrate, 5th International Conference on Glass Science in Art and Conservation 2017. Specularis Looking Through — Exposição de Estudantes, Investigadores e Alumni da FBAUP em Museu Alberto Sampaio, Guimarães 06-09. 2018.